
A tradição da Folia de Reis, passada de pai para filho, canta as alegrias e a fé do povo no município de Presidente Olegário. Grupos se reúnem e visitam as casas para lembrar o momento em que os Três Reis Magos (Gaspar, Baltasar e Belchior -ou Melchior-) encontraram e presentearam o menino Jesus.
Do dia 25 de dezembro de 2025, quando é celebrado o Natal, a janeiro de 2026, a rotina da Folia da Vargem Grande e de pelo menos 30 folias do município, é de giro em devoção a Santos Reis.
A Folia da Vargem Grande do capitão Zé Severo, começou o giro às 00h00 desta quinta-feira (25) na casa da Ladinha e família; e a entrega será no dia 5 de janeiro de 2026, no mesmo local.
Os festeiros são Rodrigo e Edvalda (almoço – no barracão da Associação no povoado de Vargem Grande -), e Josimar e família (doce – na quadra de esportes da comunidade).
As mais de 30 folias do município de Presidente Olegário começam a rotina no Natal e vai até janeiro de 2026. As folias percorrem as casas na cidade, em fazendas, sítios, chácaras para levar música e muita fé.
O dia de Santos Reis é 6 de janeiro, mas em Presidente Olegário a tradição é realizar as tradicionais Festa de Reis no dia 5 de janeiro feriado municipal, ocasião que serão realizadas várias festas pelo município durante todo o dia.
A cidade e as comunidades rurais recebem a cantoria dos foliões. Ao som de violões, sanfonas, caixas e pandeiro, os integrantes da folia de reis pedem passagem e, de porta em porta, mantém viva a tradição, que foi herdada dos portugueses.
Em 2010, a Estilo Nacional se mobilizou para trazer a público a Folia de Reis de Presidente Olegário, este município de grande território e poderosa produção agrícola viu desabrochar a manifestação de modo apoteótico, tanto no impressionante número de grupos de folias, quanto na dimensão dos festejos.
Veja abaixo o vídeo do Documentário “A Folia de Reis em Presidente Olegário – MG”. Estilo Nacional,2010
Já centenária na localidade, a manifestação se constrói a partir do nascimento de Jesus e da visita dos três reis magos e revela-se como exuberante expressão de hospitalidade ao criar uma rede de visitação que abrange todo o território olegariense. Clique aqui e leia o Livro “FOLIA DE REIS EM PRESIDENTE OLEGÁRIO.













