
A Prefeitura de Presidente Olegário vai publicar um novo Decreto para atender a determinação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Nesta quarta-feira (3), Zema determinou o fechamento do comércio não essencial, toque de recolher das 20h às 5h e restrição de circulação de pessoas em duas regiões: Triangulo Norte e na Noroeste, a qual Presidente Olegário faz parte.
As 61 cidades que compõem as duas localidades passarão para a onda roxa do Minas Consciente. (veja todas as cidades no final da reportagem).
Segundo o governador Romeu Zema, essas duas regiões do estado estão à beira do colapso no sistema de saúde por causa do aumento das internações por Covid-19. As medidas já começam a valer de imediato (veja todas elas abaixo). A fiscalização será feita pela Prefeitura com apoio da PolÃcia Militar.
O prefeito de Presidente Olegário sargento Rhenys Cambraia, em uma publicação na rede social disse que o municÃpio vai publicar um novo Decreto nesta quinta-feira (4), adequando as restrições determinadas pelo governador de Minas. Clique aqui e assista o vÃdeo.Â
Abaixo as medidas impostas pela “onda roxa” do Governo de Minas:
- Fechamento do comércio não essencial
- Suspensão de cirurgias eletivas
- Apoio das forças de segurança
- Restrição de circulação de pessoas (só poderão sair de casa para atividades essenciais)
- Toque de recolher das 20h às 5h
- Proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço
- Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe
- Proibição de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa
- Implantação de barreiras sanitárias de vigilância Fechamento de bares e restaurantes (funcionamento apenas por delivery)
São considerados serviços essenciais em Minas:
• Alimentos, Agropecuária e Agroindústria (excluÃdos bares e restaurantes);
• Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, etc);
• Bancos e seguros;
• Transporte público;
• Energia, gás, petróleo, combustÃveis e derivados;
• Manutenção de equipamentos e veÃculos;
• Construção civil;
• Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
• Lavanderias;
• Imprensa;
• Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
• Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).
Cidades que compõem as regiões Noroeste e Triangulo Norte
Região Noroeste: Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do ParanaÃba, Chapada Gaúcha, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio ParanaÃba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, UnaÃ, Uruana de Minas, Varjão de Minas e Vazante
Triangulo Norte: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraà de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, PatrocÃnio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.