Comunidades rurais de Presidente Olegário faltam água

Caminhões-pipa levam água aos produtores rurais que sofrem com a estiagem
Abastecimento de água na Fazenda Três Barras "Tuquinha"
Abastecimento de água na Fazenda Três Barras “Tuquinha”

Os caminhões-pipa são hoje a principal fonte de água de muitas comunidades rurais em Presidente Olegário. As regiões da prata e da Galena são as mais castigadas. A operação é feita pela Prefeitura Municipal que decretou estado de emergência devido a estiagem que castiga o município. São dois caminhões que atende os produtores rurais todos os dias.

Já são 94 produtores rurais atingidos pela seca e que precisam de atendimento com caminhão-pipa. Na região da prata a estiagem atinge o Lobo, Charco, Água Limpa, Cachoeira da Prata, Ilha Grande. Recentemente os produtores rurais do Distrito de Galena já estão sendo atendidos por falta d’água.

A prefeitura também já esta levando água para os produtores rurais das Três Barras e Ponte Grande. Segundo o Secretário de Agricultura Adão Pimpim que coordena o trabalho ainda não esta faltando água para o consumo humano nessas comunidades. O Secretário disse que já foi solicitado ajuda ao Departamento de Estrada e Rodagem (DER – MG) com um caminhão-pipa para atendimento as comunidades rurais.

A Prefeitura realizou nesta terça-feira (20) licitação para compra de cinco caixas d’água com capacidade de 10 mil litros cada uma. A empresa vencedora foi o Baratão das Construções com o valor de R$ 13750,00 as cinco caixas.

Segundo o prefeito Palito as caixas serão colocados em locais estratégicos onde os produtores rurais sofrem com a seca. O prefeito acrescentou ainda que já sendo elaborado projeto para construção de aproximadamente 100 pequenas barragens para atender as regiões que tem problema com a falta d’água.

 Abastecimento de água na Fazenda Três Barras "Tuquinha"
Abastecimento de água na Fazenda Três Barras “Tuquinha”
POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP