
A Comarca de Presidente Olegário composta ainda pelos municípios de Lagoa Grande e Lagamar não terá juiz a partir da próxima segunda-feira (6). O magistrado Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto vai assumir a Comarca de Tupaciguara/MG.
Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto assumiu a Comarca de Presidente Olegário em 2017, sendo que neste período, foram proferidas 17.904 decisões, lavrados 44.757 despachos e publicadas 19.232 sentenças; e o acervo processual foi reduzido de 7.985 para 5.220 processos. O juiz enviou uma nota ao Pohoje de agradecimento (leia mais abaixo).
Em maio de 2022, a Câmara de Vereadores de Presidente Olegário entregou o título de Cidadão Honorário ao juiz da Comarca, Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto. O projeto apresentado por todos os parlamentares foi votado e aprovado de forma unânime.
O título de Cidadão Olegariense é a maior honraria que o Legislativo local presta a pessoas que prestam relevantes serviços ao município. O homenageado passa a ser um conterrâneo, um “filho da cidade”.
O juiz da Comarca de Patos de Minas Dr. José Humberto da Silveira vai esta respondendo pela Comarca de Presidente Olegário, até que um novo juiz seja nomeado.
Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto disse ao Pohoje que colocou a disposição do Tribunal de Justiça para atender como cooperador em Presidente Olegário e está aguardando posição do tribunal.
Nota do juiz Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto
Após oito anos de exercício nesta unidade jurisdicional, chega o momento de despedir-me, encerrando um ciclo de trabalho intenso, dedicação e, sobretudo, de aprendizado.
Neste período, foram proferidas 17.904 decisões, lavrados 44.757 despachos e publicadas 19.232 sentenças. O acervo processual foi reduzido de 7.985 para 5.220 processos, fruto de um esforço contínuo para garantir a prestação jurisdicional célere e eficiente.
Entretanto, mais importante do que esses números — que representam apenas parte do que se realiza no exercício da magistratura — foram os aprendizados que levo comigo. A convivência com servidores, advogados, membro do Ministério Público, colegas magistrados das comarcas circunvizinhas e, principalmente, com os cidadãos que buscaram a Justiça, foi fonte constante de crescimento humano e profissional.
A colaboração que pude oferecer à Justiça, com todas as limitações e imperfeições inerentes à condição humana, jamais superará os ensinamentos que recebi no contato direto com cada realidade apresentada nos autos. Levo comigo histórias de vida, desafios enfrentados e superações que ampliaram minha compreensão sobre a função judicante e sobre a própria sociedade.
Se não faltaram obstáculos, não faltou, igualmente, esforço. Trabalhei com seriedade, compromisso e senso de responsabilidade, ciente da nobreza e da exigência que o cargo impõe.
Meus sinceros agradecimentos a todos os munícipes de Presidente Olegário, Lagamar e Lagoa Grande.
Presidente Olegário, 4 de outubro de 2025.
Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto.
Juiz.
Leia mais:
Câmara entrega título de Cidadão Olegariense ao juiz da Comarca de Presidente Olegário
Há seis meses sem juiz, TJMG nomeia juiz para Comarca de Presidente Olegário