A Comarca de Presidente Olegário tem um novo juiz a partir do dia 4 de dezembro. De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Dr. Manoel Carlos Gouveia Soares Neto, assumirá a Comarca que tem ainda as cidades de Lagoa Grande e Lagamar.
O juiz chega para suprir o problema de rotatividade devido a falta de juiz titular que há seis meses, além de ter a missão de regularizar o atraso em mais de 8 mil processos.
O que acontecia até então era que apenas profissionais substitutos que assumiam a vaga no Fórum da cidade, e isso impedia a regularidade na tramitação dos processos.
A falta de um juiz fixo tem causado lentidão nos processos, conforme informado pelo Acervo em Presidente Olegário. São mais de 8 mil ações judiciais que estão paradas na área civil, criminal, previdenciária e familiar.
A nomeação foi publicada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Dr. Manoel Carlos Gouveia Soares Neto, 36 anos, natural de Fortaleza-CE – no Tribunal de Justiça do Pará, atuou nas Comarcas de Belém – PA – e no interior do Estado paraense passou pelas Comarcas de Mocajuba, Tailândia, Baião e Barcarena.
Em 2015, Dr. Manoel Carlos Gouveia Soares Neto, passou no concurso para Juiz em Minas Gerais e foi empossado em janeiro deste ano. No primeiro semestre de 2017, passou por um Curso de Formação da Escola Judicial no TJMG e em seguida passou pela Comarca de Jequitinhonha/MG.
Formação e aprovação em Concursos
Dr. Manoel Carlos Gouveia Soares Neto é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza em 2008, parte da graduação na Universidade de Oviedo/ESPANHA (2006 a 2007), Curso de Espanhol Avançado Universidade de Oviedo, Curso de Inglês Intermediário do SENAC -, Curso de Oratória Rogéria Guida, aprovação em concurso público para Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2015, aprovação em concurso público para Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Pará, aprovação em concurso público para Defensoria Pública do Amazonas.