
A décima primeira e última rodada da 1ª fase do 101º campeonato mineiro foi realizada neste domingo (05/04) com todos os jogos às 16:00 horas.
Em Patos de Minas, o Mamoré foi incompetente, decepcionou e revoltou os seus torcedores, apresentando um péssimo e apático futebol, sendo   derrotado pelo frágil  Guarani de Divinópolis por 1×0. Com esse resultado, o “sapo†foi rebaixado para o módulo II do campeonato mineiro para 2016. O outro rebaixado foi o Democrata-GV,  que foi derrotado pelo América no estádio Independência por 2×1.
Em Juiz de Fora, a URT venceu  “de virada† o Tupi por 2×1 e conseguiu se manter no módulo I para a temporada de 2016. Na oportunidade, o “trovão azulâ€Â mostrou eficiência, além de muita garra,  vontade e bom futebol.
O Cruzeiro decepcionou os seus torcedores e foi derrotado no Mineirão pelo Tombense por 2×1, perdendo sua invencibilidade. Já o Atlético Mineiro foi até Varginha e também decepcionou seus torcedores, sendo derrotado pelo  Boa Esporte por 2×0.
A Caldense confirmou sua boa fase e derrotou o Villa Nova em Nova Lima por 1×0, sendo a 1ª colocada da 1ª fase do campeonato mineiro  de 2015.
Com esses resultados, Mamoré e Democrata-GV vão amargar o módulo II do campeonato mineiro em 2016 . Com isso, vão perder as  verbas da televisão e cotas de patrocÃnio, que giram, segundo as informações , em cifras que são superiores a um milhão de reais. Esses valores são destinados apenas aos clubes que disputam a 1ª divisão.
As semifinais do campeonato mineiro 2015 já estão definidas. A Caldense, 1ª colocada da 1ª fase, enfrenta o Tombense (4ºcolocado) em duas partidas. Já o Cruzeiro (2º) enfrenta o Atlético (3º) também em duas partidas.
O encontro “antecipado†de Cruzeiro e Atlético já causa um impasse de datas para a semifinal do campeonato mineiro, já que o Cruzeiro quer jogar no sábado (11/04), pois joga pela libertadores na terça-feira(14/04) em Buenos Aires contra o Huracán.  Já o Atlético Mineiro quer jogar no domingo (12/04), pois tem compromisso na 5ª feira (09/04) no estádio Independência contra o Santa Fé. De qualquer forma, as datas do próximo final de semana pune um dos lados quanto ao prazo de recuperação de 72 horas para o compromisso da Copa Libertadores.
Boa semana para todos e até a próxima rodada. Valeu!
Por: Elton Sousa – Comentarista esportivo da Rádio Clube de Patos e locutor da FM Liberdade
