Câmara Municipal cassa o mandato do prefeito de Lagamar e vice é empossado

Vereadores cassaram o mandato de Cássio Wilde Marra (PDT) nesta terça-feira (25). Prefeito não realizou licitação para contratação de shows no aniversário da cidade
Prefeito cassado Dr. Cássio Marra
Prefeito cassado Dr. Cássio Marra

A Câmara de Vereadores de Lagamar, Noroeste de mi, cassou o mandato do prefeito Dr. Cássio Wilde Marra (PDT) nesta terça-feira (25). A decisão foi com oito votos favoráveis à cassação e uma abstenção do vereador  Virgílio Correa Assis (PSD). Três vereadores, Luzimar José Borges (PSDB), Luiz Antônio Rodrigues (PSB) e Lázaro Correa Andrade (PPS) que fizeram a denúncia no Ministério Público não votaram, e três suplentes foram convocados para a votação. Sendo eles Valdison dos Santos (PHS), Jodir Cordeiro (PPS) e Fabiana Raquel Cunha PHS).

Votaram pela cassação os vereadores Marcinho Pereira (DEM), Wilson Alves Correira (PRTB), Miguel Alves Correa (DEM), Nelson Pereira Gomes (PMDB), Laury Francisco Faria PMDB), Valdson dos Santos (PHS), Jodir Cordeiro (PPS) e Fabiana Raquel Cunha (PPS).

O Presidente da Câmara Municipal, Marcinho Pereira (DEM) solicitou autorização do plenário para dar posse na mesma sessão uma vez que o vice-prefeito estava presente. A proposta foi colocada em votação e aprovada de forma unânime. O vice-prefeito, José Alves Filho “Zico” (PMDB) assumiu o cargo de prefeito da cidade de Lagamar, na mesma sessão que cassou Dr. Cássio Marra. Será a segunda vez que Zico vai administrar a cidade. Ela já foi vice-prefeito e presidente Câmara do município.

Zico assinando termo de posse/Foto: Flávio Silva
Zico assinando termo de posse/Foto: Flávio Silva

Durante a posse o prefeito disse esta triste por tomar posse da forma que foi e pediu compreensão do povo e dos funcionários. “Conclamo aos vereadores  que me ajudem a administrar o município com honestidade para que possamos fazer algo de bom para Lagamar, na minha administração não vai ter 12, 25, 15; tem sim povo de Lagamar que precisa dos governantes” declarou Zico.

O prefeito empossado ainda convocou os vereadores para uma reunião na prefeitura, na quarta-feira (26), às 13h e adiantou que a Festa do Fazendeiro será mantida.

A sessão extraordinária começou às 15h, e a votação demorou aproximadamente quatro horas. A votação foi realizada após uma Comissão Processante (CP) e denuncia no Ministério Público na Comarca de Presidente Olegário aberta pela Câmara para investigar se o prefeito Dr. Cássio participou de um esquema de fraude e superfaturamento de licitações com dispensa da mesma, descoberto pelo morador de Lagamar João Mateus Silva que levou a denuncia ao legislativo.

Segundo a advogada da Câmara Municipal, Dra Renata Silva Alves, ficou apurado que o prefeito contratou a empresa RS Propaganda, dispensando processo licitatório o que é crime  no caso. O prefeito fez um processo de dispensa inexigibilidade para contratação dos shows.

Pela denuncia a empresa contratada realizou três shows no aniversário da cidade no ano de 2013, no valor de R$ 101 mil. Foram contratados Belmonte e Amarai; Paula Mirella e Banda Nova York.  Durante os depoimentos ficou constatado que a empresa RS Propaganda pagou valores menores aos contratados.

O proprietário da empresa RS Propaganda, Laydson Borges é irmão da ex-vereadora Rosana Caixeta da Silva que foi cassada por fraudar licitação na Secretaria de Obras.

O Presidente Olegário Hoje entrou em contato com assessoria do prefeito e dos envolvidos, mas eles não foram localizados para comentar sobre o assunto.

Colaboraram: Liliam Kely (Terra FM de Lagamar) e Flávio Silva (Liberdade FM de Vazante)

Vereadores de Lagamar durante a votação da cassação doprefeito Dr. Cássio Marra/Foto: Flávio Sousa
Vereadores de Lagamar durante a votação da cassação doprefeito Dr. Cássio Marra/Foto: Flávio Sousa
POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP