Câmara entrega Título de Cidadão Olegariense, Medalha de Mérito e Moção de Aplauso

Saiba quem são os homenageados na Reunião Solene.

Nesta sexta-feira (10), no Salão do Rotary Club, a Câmara Municipal de Presidente Olegário realizou a solenidade de entrega de Título de Cidadão Olegariense, Medalha de Mérito Legislativo e Moção de Aplauso. O cerimonial foi conduzido pelo Secretário Legislativo Marcílio Mendes. 

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o Título de Cidadão é concedido a pessoas não naturais de um município, mas que lá foram morar ou desenvolveram sua vida. É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida de pessoas não naturais de um município, mas que ajudaram no crescimento deste. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.

A Medalha de Mérito Legislativo foi criada em 2007 pela Câmara Municipal para homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços á comunidade e enaltecer a prestação de serviços. Já a Moção de Aplauso conforme o Regimento Interno é a proposição pela qual o vereador expressa seu louvor, congratulação por algum serviço ou ato relevante prestado pelo agraciado.

Este ano, a Câmara homenageou personalidades dos mais diversos setores da sociedade, em virtude dos serviços de relevância prestados ao município, e que têm contribuído para o desenvolvimento do mesmo. O presidente da Câmara Municipal, Moacir Soares presidiu a sessão.

Os nomes dos homenageados foram indicados pelos vereadores e aprovados em plenário, por meio de Projeto de Resolução. Na solenidade, vereadores e convidados fizeram o reconhecimento daqueles que contribuíram, com seu trabalho e dedicação, para o desenvolvimento do município.

A solenidade de entrega das homenagens, teve a mesa composta pelo presidente da Câmara, Moacir Soares, prefeito de Presidente Olegário, sargento Rhenys Cambraia, vereadores Clênia da Saúde (secretária) e Tião Roberto (vice-presidente), juiz da Comarca Dr. Manoel Carlos Gouveia Soares Neto, promotor de Justiça Dr. Bruno Marques de Almeida Rossi, sub tenente Nilson Ribeiro representou o 5º Pelotão PM, pároco da Matriz de Santa Rita padre Marino Santos e o deputado estadual Dr. Herly Tarquinio. 

Além das autoridades citadas acima participaram da Reunião Solene, os vereadores Júnior Enfermeiro, Genilda Araújo, Leandro Nunes Bodão, Mirsandra Pereira, Branco Teodoro e Pedro Osvando de Castro, o vice-prefeito de Presidente Olegário Júlio Reis, o prefeito de Lagoa Grande Edson Sabino de Lima, Arlindo Braz presidente da Câmara de Lagoa Grande e o vereador Severino Reis, secretários municipais de Presidente Olegário, ex-presidente da Câmara de Presidente Olegário Zélia Queiroz; secretários municipais, Lara Cristina presidente Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Olegário (Sintrasp), Paulo Tolentino presidente do Sindicato Rural e Gilvan Lopes presidente Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep); Verônica Rezende -diretora do Hospital Municipal, convidados entre outros.

Homenageados na Reunião Solene da Câmara Municipal de Presidente Olegário (as homenagens foram entregues pelos vereadores e autoridades presentes).

Moção de Aplauso

Associação Comissão Direito de Viver – administra a Casa de Apoio Vovô Joaquim Fazenda e Vovó Mafalda – na cidade de Barretos – SP – Casa foi funda em 2019, para apoio a pacientes com câncer, Marcos Roberto “Marcão” representou a entidade. Autor: vereador Júnior Enfermeiro.

Marc̣o e Tịo da Santa Rita em nome da Comisṣo entregou uma homenagem ao ex-prefeito Jọo Carlos Castilho, uma vez que na sua gesṭo em 2019, com apoio da Prefeitura foi criada a Casa de Apoio na cidade de Barretos РSP -.

Servidores Municipais da Prefeitura de Presidente Olegário a área da Saúde que atuam na linha de frente no combate ao Covid-19, o médico Dr. Gilberto Moreira Palma representou os profissionais da Saúde. Autor: todos os vereadores.

Escola Estadual de Ponte Firme – Distrito de Ponte Firme – pelo recebimento do “Prêmio Escola Transformação” instituído pela Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais – SEE/MG -). A unidade de Ensino foi a única escola da Superintendência Regional de Ensino – SRE – Patos de Minas, a ser premiada nos três níveis Ensino, recebendo uma premiação de R$ 500 mil, a diretora Hirlene Oliveira representou o educandário. Autor: todos os vereadores.

Usina de Reciclagem Lixo – Os servidores convivem diuturnamente com os descartes pandêmicos, colocando em risco a sua integridade física e dos seus familiares, sendo merecedores da homenagem. O servidor Wellington Tavares recebeu a Moção em nome dos servidores. Autor: todos os vereadores.

Servidor da Prefeitura Geraldo Rodrigues “Chico do Abilão”, pelo trabalho há 24 anos na Prefeitura de Presidente Olegário com dedicação e afinco para atender a demanda dos nossos produtores rurais no setor de Estradas e Transportes. Autor: Presidente Moacir Soares.

Kamile Conrado dos Santos Braga, que se reinventou devido a principalmente ao processo pandêmico, criando e proliferando as famosas ‘Lives” tão importantes neste momento de pandemia, contribuindo ativamente no setor de comércios principalmente varejo. Autor: vereador Leandro Nunes Bodão.

Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Rio Paranaíba – MG -. A UFV Campus Rio Paranaíba está completando 15 anos de instalação, e vem ao longo dos nos contribuindo no que é mais sagrado neste mundo que é a disseminação do conhecimento através da Educação. Nos tempos pandêmicos contribui ativamente com testes e distribuição de produtos no combate a Covid-19. O Prof. Renato Adriane Alves Ruas representou a Universidade. Autor: todos os vereadores.

Servidores da Secretaria Municipal de Estradas e Transportes – O município tem cerca de 5 mil km de malha viária, exigindo um esforço gigantesco dos componentes desta Secretaria, sendo merecedores da honraria. O secretário de Estradas Hélio Cabaça representou os demais servidores. Autor: todos os vereadores.

Medalha de Mérito Legislativo

João Carlos Nogueira de Castilho – formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília onde foi servidor; Coordenador de Fiscalização, Diretor e Engenharia e Arquitetura, e ex-prefeito de Presidente Olegário gestão 2017 a 2020. Autor: vereadora Clênia da Saúde.

Título de Cidadão Olegariense

Edson dos Reis Rafael “Edson- PO Dindia”, natural de Conquista – MG, mudou para Presidente Olegário aos 14 anos, formado em Educação Física pelo Unipam, em 2009 conheceu o atletismo e venceu várias provas a nível Brasil,  Minas Gerais, regional e na sua cidade que escolheu para viver que é Presidente Olegário, sempre levou o nome de Presidente Olegário por onde competia. Autor: vereador Branco Teodoro.

Renato Antônio de Melo – natural de Patos de Minas – MG -, formado em é Formado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – MG – É servidor efetivo da Prefeitura de Presidente Olegário – MG –. Autor: vereador Pedro Osvando de Castro

Armando Madrigal Manso – natural de Cuba, naturalizado brasileiro em 2019, é formado em medicina pelo Instituto Superior Médica Carlos J Finlay Camaguey Cuba e é médico no município de Presidente Olegário pela Secretaria Municipal de Saúde. Autor: todos os vereadores.

José Vítor de Resende Aguiar “Zé Vítor” – natural de Araguari – MG -, é agrônomo, foi Superintendente Regional de Meio Ambiente da SUPRAM Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba ocupa o cargo de deputado federal por Minas Gerais na Câmara dos Deputados. Autor: Tião Roberto.

Ricardo Pinto Guimarães – natural de Pintópolis – MG -, pós-graduado em Gestão Ambiental, é servidor efetivo do Instituto Mineiro Agropecuário – IMA- no cargo de fiscal sanitário, a trabalha no IMA em Presidente Olegário desde 2012. Autora: vereadora Mirsandra Pereira.

Mozart Barbosa Sobrinho “Mozar da Patrola”, natural de Tiros – MG -, servidor aposentado da Prefeitura de Presidente Olegário, trabalhou no Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais – DER – MG – entre 1967 foi cedido para a Prefeitura de Presidente Olegário através de convênio e em 1972 recebeu a proposta do então prefeito Dr. José Drumond de Castilho “Dr. Castilho” – “In memoriam” e passou a ser servidor do município, sendo o primeiro operador de máquinas do município, foi secretário de Obras do ex-prefeito Natal José Fernandes – “In memoriam”, aposentou-se em 1996. Autor: todos os vereadores.

Eusilene Aparecida da Silva Cambraia – natural de Paracatu – MG – formada em Pedagogia, foi criada na comunidade de Barreirão, município de Lagoa Grande – MG –. É professora concursada pela Prefeitura de Lagoa Grande, desde 2015 foi cedida para a Comarca de Presidente Olegário para trabalhar no Abrigo Maria Aparecida Santos, sendo a coordenadora institucional. É casada com o prefeito sargento Rhenys Cambraia, sendo a primeira dama do município. Autora: vereadora Genilda Araújo.

Rosa Célia de Araújo – natural de Matutina – MG -, formada em Contabilidade, é servidora aposentada da Prefeitura de Presidente Olegário, ocupou o cargo de tesoureira por 12 anos, ocupou ainda a Controladoria do município e Setor de Convênios. Foi presidente da Casa da Amizade, é presidente do Conselho Municipal do Idoso do Recanto Dona Tininha, foi uma das fundadoras da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (Assoapac). Autor: todos os vereadores.

Fonte: Ascom/Câmara Municipal de Presidente Olegário.

Uma resposta

  1. O Promotor DR BRUNO poderia era mandar abrir a caixa preta lá do campo do girassol, ninguém da diretoria apresenta cópia do contrato, não tem prestação de contas de nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP