A onda de calor que atinge Presidente Olegário desde segunda-feira (13) já afeta o abastecimento de água em alguns bairros da cidade. As temperaturas máximas registradas é de 40º e 41ºC. Uma chuva de leve caiu na noite desta quarta-feira (15).
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), emitiu uma nota na tarde desta quinta-feira (16), informando que as intermitências estão sendo causadas pelo aumento do consumo, decorrente da elevação da temperatura. e pediu que a população faça uso consciente. (nota no final da reportagem)
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de altas temperaturas, tempo seco e possibilidade de pancadas de chuva nos próximos dias no município de Presidente Olegário. A temperatura mínima foi de 21 °C. A máxima estimada é de 40 °C. Clique aqui e veja previsão da temperatura para os próximos dias no município.
Onda de calor
As altas temperaturas acontecem por causa de uma onda de calor que atinge grande parte do Brasil. O fenômeno colocou 853 municípios de Minas Gerais em alerta vermelho (grande perigo). De acordo com o Inmet, as altas temperaturas podem causar risco a saúde. A expectativa é que a onda de calor dure até o próximo fim de semana.
Nota da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)
A Copasa informa que técnicos estão mobilizados para normalizar o abastecimento de água de Presidente Olegário o mais breve possível. As intermitências estão sendo causadas pelo aumento do consumo, decorrente da elevação da temperatura.
As unidades de tratamento de água da empresa estão trabalhando em sua capacidade máxima, 24 horas por dia. Técnicos da Companhia permanecem monitorando o cenário e realizando manobras operacionais para garantir o fornecimento de água a todos.
A Copasa ressalta ainda a importância das caixas d’água nessas situações. Imóveis com reservatório particular são menos propensos a sentirem os impactos. A empresa também faz um alerta à população e reforça a necessidade do uso consciente da água, atitude que é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorre períodos de calor intenso. Atitudes simples de economia fazem muita diferença, por exemplo:
• Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;
• Evitar lavar carros ou usar um balde e não a mangueira para atividade;
• Tomar banhos rápidos;
• Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
• Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
• Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos.
Leia mais:
Enfim, o refresco: chuva leve cai em Presidente Olegário após calor intenso
Termômetros marcam 40ºC em Presidente Olegário na tarde desta segunda-feira (13)
Onda de calor pode levar a temperatura a 40ºC em Presidente Olegário nos próximos dias