O Estado de Minas Gerais está em alerta devido à atuação de uma onda de calor, que influenciará nas temperaturas pelo menos até 16 de novembro, na próxima semana. Em algumas regiões do Estado, os termômetros podem ultrapassar os 40ºC, alertou a Defesa Civil em comunicado nesta quarta-feira (8) e o Instituto Nacional de Meteorologia – IMMET – .
No período, embora estejamos no período chuvoso, não deve chover em volume significativo. A Defesa Civil recomenda que a população tenha cuidado redobrado com a hidratação. Também é importante evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 17h, uma vez uma massa de ar quente ganha força e aumenta as temperaturas no Estado.
As regiões do Estado em que os termômetros podem superar os 40ºC são: Norte, Triângulo Mineiro, Noroeste e parte da região Central. Em Presidente Olegário, as temperaturas máximas devem variar entre 36ºC e 40ºC.
No final do mês de setembro, termômetros marcaram 40ºC na parte da tarde na cidade de Presidente Olegário. Clique aqui e veja previsão da temperatura para os próximos dias no município.
“É hora de ficar de olho. Mantenha-se hidratado, proteja sua pele com protetor solar, respire bem e vista roupas leves. E não se esqueça de manter o ambiente bem ventilado”, orienta a Defesa Civil.
Cuidados durante o calor:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
- Evite banhos com água muito quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190). Colaboraram: Defesa Civil de Minas Gerais, O Tempo e INMET.