Alunos de Presidente Olegário testam conhecimentos através do Proeb e Proalfa

São convocados para a prova alunos da rede pública estadual e municipal.
Foto - Professora Celma Carvalho
Foto – Professora Celma Carvalho – Alunos da Escola Estadual Tonico Batista – durante aplicação da prova

Quase 1 mil e 200 alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas do município de Presidente Olegário – participam do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) e no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), nesta terça-feira (4) até quinta-feira (6).

No município de Presidente Olegário 1.191 alunos estão sendo avaliados na rede estadual e municipal. Sendo 611 das escolas e estaduais e 580 das municipais. O levantamento é realizado nas disciplinas de matemática.

As provas são aplicadas pelos professores das escolas no mesmo horário das aulas, com o acompanhamento de especialistas da educação básica e dos diretores.

Como as escolas municipais também participam da avaliação do Proeb, o treinamento feito pela secretaria também se estendeu aos educadores da rede municipal.

Os estudantes e os pais estão conscientes da importância da avaliação, uma vez que os resultados do Proeb e Proalfa servem de base para a análise e reformulação das políticas públicas de ensino do Governo de Minas.

PROEB e PROALFA

Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a avaliar censitariamente os estudantes da rede estadual e municipal de ensino. Os programas integram o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e é aplicado desde 2006.

O resultado do desempenho conjunto dos alunos fornece o diagnóstico do ensino, influenciando diretamente no planejamento, monitoramento e reformulação das políticas públicas educacionais.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP