Alunos das escolas estaduais e municipais que integram a Superintendência Regional de Patos de Minas (SRE), vencedores da 16ª e 17ª Olimpíade Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), referente aos anos de 2021 e 2022, receberam a premiação nesta sexta-feira (17) no Anfiteatro da Faculdade Patos de Minas (FPM). A premiação é do Governo de Minas.
Os alunos dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas receberam medalhas de Ouro, Prata e Bronze. A premiação foi entregue pelo superintendente de ensino Carlos José Coimbra, pela diretora Educacional, Danusa Fátima da Silva, e o coordenador regional das olimpíadas na região, professor Antônio Carlos Nogueira.
Foram entregues premiação as escolas premiadas, diplomas de homenagem e aos professores premiados. Três alunos do município de Presidente Olegário, receberam medalhas de Prata e Bronze. Os medalhistas são das escolas estaduais Padre José Andre Caldeira Coimbra e Escola Estadual de Ponte Firme – Distrito de Ponte Firme -.
A Escola Estadual Padre José Andre Caldeira Coimbra conquistou duas medalhas Prata e Bronze. O aluno Kaué Rodrigues Sousa ficou com a Prata da OBMEP 2021. Em 2021 o estudante cursava o 7º Ano do Ensino Fundamental, e sua professora foi Eliett Ferreira dos Santos. Já a estudante Laura Helena de Amorim Cunha conquistou o Bronze da OBMEP 2021, na ocasião ela cursava o 3º Ano do Ensino Médio, tendo como professor Wagner Bernardes Silveira. (diretora Erilana Rezende).
Da Escola Estadual de Ponte Firme, o estudante Taiyo Takaya foi premiado com Medalha de Prata na edição de 2021. Na época ele cursava o 3º Ano do Ensino Médio, tendo como professora Gerliane Patrine dos Santos. (diretor Antenor Neto). Na edição de 2022, não tivemos medalhistas em Presidente Olegário.
O superintende de Ensino, Carlos Coimbra, pais, professores e diretores das escolas que pertencem a Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas participaram da cerimônia.
Sobre a OBMEP
É uma competição nacional que avalia estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas, bem como os respectivos professores, escolas e secretarias de educação. Além de contribuir para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos na disciplina, a iniciativa promove a inclusão social por meio do conhecimento e contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de estudantes brasileiros tenham acesso a material didático de qualidade.
Criada e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).