O torcedor já pode tirar o grito da garganta, o Ajax é campeão do Campeonato Municipal Gilberto Jerônimo de Amorim “Betinho” de Futebol Amador 2024, e de forma invicta. A equipe venceu a Vargem Grande, neste domingo (24), no estádio Castilhão em Presidente Olegário.
É o terceiro título seguido do Ajax no Campeonato Municipal de Futebol Amador e todos de forma invicta. Foi muita emoção e a paixão; juntas para torcedores e atletas durante a grande final que teve um bom público nas arquibancadas.
O Ajax fez 2 a 0 na etapa inicial com Ronald de cabeça e Felipe cobrando pênalti. Na etapa complementar a Vargem Grande descontou com o atacante Taíca, placar final Ajax 2 a 1. Apitou a final Renato Ribeiro, com Jones dos Santos “Chatinho” e Adailton Luiz “Neguinho” na assistência. Mauro Queiroz foi o representante.
A equipe do Ajax foi campeã com: Ajax : Isaque, Lucas Esquerdinha (Romário), Daniel e Leonardo; Maycon, Arthur Tolentino (Gustavo), Hytallo e Magno, Felipe , Rian (Igor), e Ronald (João Vitor. Técnico: Vanderli “Li” e auxiliar Cleitinho.
Já a Vargem Grande foi vice-campeã com: Luís Carlos (Bryan), João Lucas, Yan e Douglas (Vítor); João Vitor (Chicão), Wederson , Elias, Warley , Guilherme (Bruno), Taíca e Antony. Técnico: Mandinho.
A competição
O Campeonato Municipal de Futebol Gilberto Jerônimo de Amorim contou com o apoio da Prefeitura, que pagou as despesas com arbitragem e troféus. A competição reuniu cerca de 200 atletas e 8 times, da cidade e das comunidades rurais. A conservação do local é feita pelo “Buiu”, servidores e estagiários; contratados pelo município.
Homenagem
Este ano, a Prefeitura de Presidente Olegário, através da Secretaria de Esportes homenageou o ex-jogador de futebol amador e profissional Gilberto Jerônimo de Amorim “Betinho”, 60 anos que esteve presente no estádio acompanhado de familiares. No amador “Betinho” jogou no Andorinhas (atleta mais jovem a disputar Regional em 1979, 15 anos) e Olegarense (Presidente Olegário), Mamoré de Patos de Minas, Nacional de Lagamar, Santa Cruz de Lagoa Formosa, Paranaíba do Carmo e Drogalar do Distrito Federal, sendo vice artilheiro. Já no profissional disputou o Campeonato Mineiro 1ª divisão em 1983 e 1984; pelo Valério Doce de Itabira.
Entre os títulos de Betinho, Campeonato Amador de 1979 pelo Andorinhas, vice-campeão Amador em 1982 pelo Olegarense, tetra campeão Regional pelo Andorinhas em 1985, 1987,1990 e 1992; sendo artilheiro duas vezes. Em 1993, foi campeão Regional pelo Mamoré de Patos de Minas.
Premiação
Além do campeão Ajax e vice-campeão Vargem Grande foram premiados, artilheiro Jhonathan do Imperial artilheiro com 13 gols, o melhor goleiro Luís Carlos da Vargem Grande sofreu 8 gols.
Os troféus e medalhas foram entregues pelo prefeito sargento Rhenys Cambraia, vice-prefeito Júlio Reis e o secretário Municipal de Esportes Elmo José de Sousa.
Números do Campeonato:
Gols: 107
Jogos: 17
Média: 5,94
Melhor ataque: Imperial 30 gols.
Pior Ataque: Vasco 1 gol.
Melhor Defesa: Vargem Grande 8 gols.
Pior Defesa: Real P.O 35 gols.
Invictos: Ajax
Artilheiros:
13 gols – Jhonathan (Imperial);
9 gols – Diego (Imperial);
8 gols – Taíca (Vargem Grande),
7 gols – Ronald (Ajax);
5 gols – Antoniel (Santa Cruz), Ryan Negueba (Ajax), Felipe (Imperial).
4 gols – Luizinho (São Pedro), Gustavo Marques (Santa Cruz);
3 gols – Daniel (Ajax), Vinicius (Santa Cruz);
2 gols – Felipe, Daniel, Magno (Ajax), Hugo Distretti e Lucas (São Pedro), Anthony (Vargem Grande), Elenilson e Ruan Pablo (União), Bruno Argentino (Imperial), Bruno (Santa Cruz);
1 gol – Alex, Marlinho, Marlon, Bruno, Ray, Matheus e Gabriel Alves (Imperial), Warley, Elias (Vargem Grande), Rocket (União), Robinho (Vasco), João Vítor, Bahia e Arthur (Ajax); Douglas Distretti, Deivid e Júnior Xavier (São Pedro), Nei, Weller, Marcelo Dentinho, Pedro Tunerak (Santa Cruz), Iago, Bruno, Gustavo, Ryan (Real P.O).