O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – prepara para esta terça-feira (14) o 27º Festival de Pratos TÃpicos da Produção, em Presidente Olegário.  O festival é um dos eventos, coordenados pelo COMTUR, que integra a programação da 32ª Festa da Produção deste ano, que termina no dia 19 de outubro. O festival será realizado no Clube Recreativo Buritis, 20h, os pratos poderão ser entregues a partir das 16h.
Ponto alto da festa os pratos tÃpicos mostra culinária olegarense em diversos setores da produção. Foram distribuÃdos mil convites e expectativa dos organizadores é que mais duas mil pessoas prestigiem o evento.
Segundo o Secretário de Turismo, Adamilton Oliveira serão homenageados os criadores de três pratos que se destacarem nos quesitos: aparência, criatividade e originalidade. Também será homenageada a aluna Ana Paulo Araújo Pinheiro do sétimo ano matutino da Escola Municipal Professora Carmem Celina  que venceu o concurso de poesia sobre a Festa da Produção.
Outra homenagem segundo Adamilton Oliveira será para os familiares de Onésio OlÃmpio da Silva “in memoriam†voluntário em todos os festivais de pratos tÃpicos enquanto vida teve. A homenagem será entregue a sua irmã Maria OlÃmpia da Silva “Guita†que já esta com quase um século de vida.
Produção
Presidente Olegário se destaca em vários setores da produção agrÃcola destaque para o algodão No grupo dos municÃpios que apresentam maior produção, a liderança é de UnaÃ, no Noroeste do Estado, com safra estimada de 14 mil toneladas. Em segundo lugar, está Presidente Olegário, com algodão 7 mil toneladas, em 194 hectares, no chapadão de São Pedro, Distrito de Ponte Firme.
No quesito qualidade Presidente Olegário tem o melhor café do Brasil com café de secagem “naturalâ€, e se em 3º lugar com um café cereja descascado no Distrito de Santiago de Minas.
De acordo com o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG, Zé dos Reis, em Presidente Olegário há uma variedade na produção os dados é da safra 2013/2014.
Presidente Olegário tem 11 mil hectares de milho, com produção de 94 mil toneladas, soja 42 mil toneladas em 15 mil hectares, feijão 4 mil toneladas, em 160 hectares, , maracujá 1 mil 300 toneladas, em 90 hectares, laranja mil toneladas, em 60 hectares, abacaxi mil toneladas, em 40 hectares, abacate 900 toneladas, em 90 hectares, mandioca 480 toneladas, em 40 hectares, café 9 mil toneladas, em 3 mil e 900 hectares, cana-de-açúcar 297 mil toneladas, em 3 mil e 500 hectares.
Na pecuária o municÃpio produz 50 milhões e 417 mil litros de leite por ano, sendo que 5 milhões é para a produção do queijo minas artesanal.