Zema anuncia pagamento do 13º salário dos servidores públicos de Minas, saiba qual data

"E o quarto ano consecutivo que o governo mantém pagamento integral dos vencimentos, "após mais de seis anos de atrasos e parcelamentos, diz Zema.
Governador Romeu Zema (foto: Aluísio Eduardo / Digital MG)

O governador de Minas Gerais  Romeu Zema anunciou nesta terça-feira 12 de novembro, que vai pagar o 13º salário dos servidores  em parcela única no dia 14 de dezembro.

O chefe do Executivo mineiro ressaltou que é o quarto ano consecutivo que o governo mantém pagamento integral dos vencimentos, “após mais de seis anos de atrasos e parcelamentos”, escreveu Zema em suas redes sociais. 

“Sigo cumprindo a obrigação que outros não fizeram. O 13º salário dos servidores de Minas será pago integralmente dia 14/12”, escreveu o governador Romeu Zema em suas redes sociais. 

São cerca de 640 mil servidores ativos e inativos, e 52 mil pensionistas beneficiados com o décimo terceiro. O valor da folha ultrapassa R$ 4,1 bilhões.

Valorização do servidor

Em 2024, o Governo de Minas reajustou os salários de todo o funcionalismo público estadual em 4,62%. A recomposição inflacionária está sendo paga desde a folha de pagamento do mês de junho, retroativamente a janeiro de 2024, e beneficia mais de 625 mil servidores da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Estado, ativos, inativos e pensionistas.

Mensalmente, o impacto da recomposição é de cerca de R$ 195 milhões e representa um incremento de cerca de R$ 2,5 bilhões anuais ao pagamento da folha do Executivo, que chegou ao valor mensal de R$ 4,49 bilhões.

Outro destaque é o pagamento do passivo das férias-prêmio que vem sendo cumprido e pago desde setembro de 2021. Até o momento, os valores somam o montante de R$ 1.211 bilhão, contemplando 43.109 servidores. Em 2024, R$ 97 milhões já foram destinados para o pagamento de 2.800 servidores.

O pagamento se refere a servidores estaduais com direitos adquiridos até 2004, que tiveram o pagamento de férias-prêmio paralisado em 2015. O pagamento foi retomado em 2019 e, em 2021, foi estabelecido um cronograma para pagar todo o passivo registrado em julho daquele ano. No próximo ano, eles serão mantidos conforme a publicação de novos processos de aposentadoria.

Servidores da Prefeitura de Presidente Olegário

Em Presidente Olegário, os servidores municipais receberam a primeira parcela no mês de julho. A prefeitura ainda não informou a data de pagamento da segunda, que deve ocorrer em dezembro.

Com informações Agencia Minas e Juarez Martins/Pohoje

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