Os vereadores eleitos e reeleitos pela base do prefeito sargento Rhenys Cambraia, representando os partidos Podemos (20), Republicanos (10) e Partido Progressista (11), já definiram uma chapa para a disputa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Presidente Olegário em 1º de janeiro de 2025.
A denominada “Chapa Renova PO” que será registrada no dia 1º de janeiro de 2025, tem o vereador eleito Guilherme Alves (Podemos), como presidente, vereador reeleito Tião Roberto (Republicanos) vice-presidente (PP) e Taynan Maciel (Republicanos) secretário. Chapas podem serem inscritas no dia da Eleição.
Além dos 3 vereadores que compõem a “Chapa Renova PO”, outros quatros parlamentares fazem parte da base do prefeito, sendo Marcão (PP), Pedro Osvando de Castro (PP), Branco Teodoro (Podemos) e Mirsandra Pereira (Podemos). Totalizando 7 vereadores da base.
O vereador eleito Guilherme Alves (Podemos) disse ao Pohoje que além do apoio da base está conversando com os vereadores que foram eleitos e reeleitos pelo grupo da oposição; no sentido que os mesmo apoie o seu nome e a “Chapa Renova PO” para assumir a presidência do Legislativo. A Mesa Diretora para ser eleita precisa da maioria simples dos votos, a votação é aberta.
O Pohoje procurou os 4 vereadores reeleitos e eleitos pelo grupo da oposição; Silvio Cunha (PDT), Markim Araújo (Avante), Delma (PT) e Júnior Enfermeiro (PSD), e pediu posicionamento deles sobre a Eleição da Mesa Diretora de 2025. Entre os questionamentos se eles pretendem lançar chapa, se apoiam a chapa da base ou se são contra.
A vereadora eleita Delma (PT) e o parlamentar reeleito Júnior Enfermeiro (PSD) informaram que ambos não tem uma posição definida. Já os vereadores Markim Araújo (Avante) – reeleito – e Sílvio Cunha (PDT) – eleito – até o fechamento da reportagem não responderam. Caso envie resposta será publicada neste espaço.
Posse
A posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito será realizada no dia 1º de janeiro às 9h no Rotary Club. Conforme o Regimento Interno do Poder Legislativo, o vereador mais bem votado da Eleições da posse aos eleitos e reeleitos.
O vereador Marcão (PP) foi o vereador mais votado em 6 de outubro de 2024. com 895 votos, portanto ele dará posse a todos.