
A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais liberou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passou a valer nesta segunda-feira (28). Antes, a imunização pelo SUS tinha como público-alvo os grupos prioritários, como idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, professores, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento; crianças até seis anos e povos indígenas. entre outros.
A iniciativa fortalece a estratégia de prevenção à influenza em um período de maior circulação de vírus respiratórios, como destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
“Estamos no outono, época do ano em que há aumento na transmissão de vírus respiratórios. Como a vacinação é a melhor forma de evitar casos de influenza, decidimos ampliar o público-alvo para proteger ainda mais a população”, afirma Eduardo Prosdocimi”.
💉 Como se vacinar
🪪 Para se vacinar, é preciso comparecer a uma das unidades de saúde com documento pessoal e carteira de vacinação (caso possua). O horário para receber o imunizante nas UBSs da cidade é de 7h às 16hs, de segunda-feira à sexta-feira (dias úteis). Nas comunidades rurais a vacinação segue o cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde.
O Setor de Vigilância em Saúde ressalta que a disponibilidade de doses está condicionada ao repasse do Ministério da Saúde.
💉O Dia “D” está marcado para o dia 10 de maio, no município de Presidente Olegário.
Com informações da Agência Minas e do Setor de Vigilância em Saúde