Secretaria Municipal de Educação detalha ‘Plano de Retorno às Aulas Presenciais’ em Presidente Olegário, confira

Secretária M. Educação Nilda Borges (foto: Ascom/Prefeitura)

Apesar de não ter uma data definida para o retorno das atividades escolares, em função da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação Presidente Olegário (SEMEC) divulgou, informações sobre o “Plano de Retorno às Aulas Presenciais”.

O projeto foi anunciado pela Secretaria Municipal de Educação, professora Nilda Borges e apresentado ao Poder Executivo e representantes da pasta.  A volta às salas de aula terá um novo sistema e será implementado: o formato híbrido. Esta novidade mesclará aulas presenciais com as remotas.

Conforme a professora Nilda Borges destacou, o retorno será gradativo para a pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental. Nilda tranquiliza os pais e diz que o retorno escolar será seguro, mas a decisão depende da situação da pandemia, a participação do aluno não é obrigatória.

Suspensão das aulas no município

--- Continua depois da publicidade ---

Por causa da pandemia, as aulas presenciais da rede municipal foram suspensas em março de 2020 em todo o município.

Confira abaixo as perguntas feitas pelo Pohoje sobre a volta às aulas e as respostas da Secretária Nilda Borges:

Pohoje: A Secretaria Municipal de Educação apresentou à administração municipal o modelo híbrido para o retorno das aulas presenciais? Como será realizado?

Secretária de Educação: Apresentamos o protocolo sanitário para uma eventual volta, com modelo híbrido de ensino, que utilizaria a metodologia de grupo controle para que seja possível manter o distanciamento necessário com vistas a segurança de acordo com normas dos órgãos competentes de saúde.

Pohoje: Os alunos terão aulas presenciais e remotas ao mesmo tempo? Caso sim, não geraria uma dupla função?

Secretária de Educação: Os alunos não terão aulas remotas e presenciais ao mesmo tempo. De acordo com o protocolo apresentado os alunos dos anos iniciais teriam três dias de aulas presenciais e dois com aulas remotas.

Pohoje:  No caso da Educação Infantil (creches), como fica o maternal e berçário; sendo que o contato físico é necessário e constante? Uma vez, que as crianças e bebês não sabem restringir e evitar o contato?

Secretária de Educação: O público de creche não será atendido inicialmente. De acordo com o protocolo do governo do Estado de Minas Gerais enquanto estivermos na Onda Amarela do programa Minas consciente apenas os alunos da Pré escola e anos iniciais do fundamental poderão retornar à escola e Onda Verde todos poderiam.

Portanto o município aguarda com precaução. Assim que formos autorizados a retornar o Comitê Estratégico estará em constante monitoramento para que de forma gradual e segura possamos atender a todos os alunos de nossa rede.

Pohoje:  Quando começaria as aulas no modelo híbrido? A participação do aluno é obrigatória?

Secretária de Educação: Não temos ainda previsão para o inicio das aulas neste modelo, visto que o município aguarda a deliberação do governo do estado de MG.

Quanto a presença do aluno é opcional, a família fará a opção que acreditar ser melhor para o estudante. Em qualquer das opções há um termo de responsabilidade que será assinado, salientando que este não será punitivo, mas para que se controle devidamente a participação de todos.

Pohoje: As escolas da rede municipal de ensino estão preparadas para atender todos os protocolos da Saúde? Como disponibilizar álcool em gel, máscaras, medição de temperatura e testagem dos alunos e servidores?

Secretária de Educação: Todas as escolas da rede já adquiriam parte dos EPIs e material de higiene com recurso do PPDE Emergencial.  Além disso, a prefeitura fez novas aquisições de produtos como: viseiras acrílica de proteção, termômetro infravermelho, lixeira com pedal, totem, dispenser, papel toalha, álcool em gel, álcool 70º, sabonete líquido, dentre outros, para garantir que os itens mencionados sejam suficientes não somente para as escolas, bem como para uso nos veículos de transporte escolar. Visando atender o protocolo e normas sanitárias, estará nos próximos dias instalando o lavatório na entradas das unidades educativas de nossa rede.

Pohoje: Como serão as regras para os recreios e aulas de educação física?

Secretária de Educação: Está sendo discutido com as equipes diretivas, docentes e demais servidores de todas as instituições educativas da rede municipal, representantes da rede estadual, secretários municipais e membros do Comitê Estratégico de Enfrentamento da covid-19.

Pohoje: As salas de aulas serão higienizadas na troca dos turnos? Como será o uso dos banheiros para alunos e servidores?

Secretária de Educação: As salas serão higienizadas no recreios e troca de turno, bem como espaços comuns terá um cuidado redobrado estabelecendo uma rotina de limpeza e higienização bem intensiva.

Pohoje: O município pretende vacinar professores, servidores e motoristas do transporte escolar?

Secretária de Educação: Quanto à vacina estamos aguardando a deliberação dos órgãos competentes, no entanto há um esforço bem grande por parte do prefeito e da Secretaria de Saúde para que todos ligados a educação sejam imunizados.

Pohoje: Como será o transporte escolar dos bairros para as escolas no perímetro urbano e nas comunidades rurais para Distritos e povoados, bem como para a cidade?

Secretária de Educação: Para o transporte escolar, elaboramos um plano de logística, onde cada veiculo transportará metade de sua capacidade, visto que as escolas também estarão recebendo metade dos alunos. Todos os servidores e motoristas mesmo que terceirizados usarão os EPIS, conforme normas sanitárias além de fazerem uso dos produtos de higiene, aferição da temperatura dos estudantes no embarque a desinfecção dos veículos antes e depois de cada turno, e enquanto os alunos estiverem na escola.

Pohoje: Caso haja ou surge; caso suspeito ou confirmado da Covid-19 as aulas voltarão a ser suspensas?

Secretária de Educação: Há no protocolo a previsão de três situações hipotéticas e possíveis providências e o Comitê estratégico de Enfretamento da Covid-19 estará atento e fará análises periódicas, para a tomada de decisão.

Pohoje: O Município terá servidores suficientes em todas as escolas para fiscalizar se os protocolos estão sendo seguidos?

Secretária de Educação: De acordo com a orientação do MEC e seu protocolo de biossegurança, cada escola terá um comitê interno para garantir que todas as medidas sanitárias sejam observadas.

Pohoje: Qual o valor do investimento do município para o retorno das aulas?

Secretária de Educação: Não podemos mensurar esse valor, visto que ainda estão sendo executadas reformas e adequações nas escolas, além da aquisição de materiais para implementação do Ensino Híbrido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cofe