
Os radares das estradas estaduais de Minas Gerais estão parados. O contrato do Governo do Estado com as empresas que fazem a manutenção e monitoramento desses radares está vencido e até que uma nova empresa seja contratada pela licitação, as estradas estão sem fiscalização. Não há previsão para que eles voltem a funcionar.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) de Patos de Minas, os três radares na MGC 354 que liga Presidente Olegário a Patos de Minas estão parados há 11 meses.
O excesso de velocidade preocupa os moradores do bairro Aleixo Araújo (Cerradinho) na entrada de Presidente Olegário onde tem um radar no Km 151. Os moradores reclamam que sem fiscalização os motoristas aceleram e não respeitam a velocidade estabelecida. Também estão desligados os radares no 168 km depois da conhecida “Curva do Pança†e o radar no km 176 no Trevo da Escola AgrÃcola em Patos de Minas.
Em todo Estado de Minas Gerais são 240 radares fixos fora de operação. Após a conclusão da licitação, o número deve subir para 393. Enquanto isso, sem fiscalização, alguns motoristas pisam e desrespeitam a velocidade estabelecida.
O DER – MG informou que a licitação que vai conhecer a empresa para operar os radares entre Presidente Olegário e Patos de Minas; e em toda Minas Gerais esta na fase de apresentação de documentos.
Ainda segundo o DER – MG a fiscalização é feita pela PolÃcia Rodoviária Estadual (PRE) com radares móveis.