Esta Quarta-feira de Cinzas (5) é, para os católicos, o dia de início da quaresma, período de 40 dias em que a Igreja se prepara para celebrar a Páscoa, que lembra a trajetória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Um momento em que os cristãos são chamados ao jejum, oração e caridade.
O dia de Quarta-feira de Cinzas marca, também, a abertura da Campanha da Fraternidade 2025, que este ano tem como o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).
Conforme Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade possui três objetivos permanentes:
– Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum
– Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho
– Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária
A Missa com imposição de cinzas é um rito lembrando que a humanidade veio do pó e voltará ao pó. Segundo a Igreja Católica, a ideia é de que os humanos reflitam sobre a pequenez e fragilidade.
Em Presidente Olegário as missas foram lotadas de fiéis, a data teve celebrações na Matriz de Santa Rita de Cássia, com o pároco padre Iram Alves Martins Júnior e nas capelas Nossa Senhora da Aparecida (bairro Andorinhas) e Imaculada Conceição (bairro Planalto), com o vigário padre Fabiano Ciribelli Santos Pompêu.
Fotos: divulgação Pastoral da Comunicação (Pascom).
Leia mais:
Paróquia Santa Rita de Cássia divulga horários das Missas da Quarta-feira de Cinzas