Projeto Resgatando as Raízes de Presidente Olegário é apresentado pelos alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola E. Padre José André

Projeto tem o objetivo de resgatar raízes da Cultura Olegariense

O Projeto Resgatando as Raízes de Presidente Olegário foi apresentado nesta sexta-feira (19), pelos alunos do 3º Ano (matutino e integrais) do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra. A coordenação do projeto é do professor Giliarde Adriano Monteiro.

O projeto tem o objetivo de resgatar raízes da Cultura Olegariense e vai de encontro ao compromisso do educador coordenador do evento de integrar os formandos da Escola Padre José com a sociedade levando-os a refletir sobre seu importante papel de cidadão.

Criado e desenvolvido pelo professor Adriano desde 2014, o Projeto Social do Terceirão (este ano voltado para a cultura olegarense) já ajudou dezenas de crianças além de deixar marcas positivas na vida de centenas de concluintes do ensino médio da Escola Padre José.

A viagem pelas histórias de Presidente Olegário passou por fotos e vídeos da “Cidade Antiga”, reviveu as evoluções passadas pela “EE Padre José André Caldeira Coimbra”, exibiu peças antigas no “Mini Museu” de PO, contou sobre “Lendas e lugares” e “Pessoas e personalidades” olegarenses. O “Cantinho da Prosa” recebeu cidadãos locais cheios de histórias pra contar, a maioria delas nem registradas nos livros.

Além de estudantes e professores do educandário o evento recebeu a visita do Superintendente Regional de Ensino Carlos Coimbra e das Inspetoras Mônica e Gislene. 

Para o professor coordenador Adriano “as metas do projeto não só foram alcançadas como superadas. Os estudantes envolvidos demonstraram habilidade e desenvoltura na comunicação nos stands além de terem aprendido mais sobre as origens da cidade em que vivem”.

A estudante Liriam Braga disse teve a oportunidade de passar seus conhecimentos para outros colegas da escola e ter a satisfação de alguém lhe ouvir.

Já estudante Taynara Silvério disse que foi um prazer fazer parte desse acontecimento. Enquanto a aluna Emilly Santana destacou que esse momento vai ficar gravado em sua memória por toda vida.

O aluno Paulo Martins declarou que foi uma experiência muito boa. “Sinceramente não conhecia muita coisa sobre Presidente Olegário”, disse o aluno. 

“Não só acho que foi um trabalho importante para minha turma, mas para toda a escola”, finalizou  Mateus Xavier.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP