Professores e pais de alunos fazem manifestação contra o fechamento da Escola Estadual Tonico Batista

Professores, pais de alunos, vereadores  fizeram uma manifestação, na tarde desta sexta-feira (1º), na Escola Estadual Tonico umas das escolas públicas mais tradicionais de Presidente Olegário. Eles se manifestaram contra o fechamento do colégio pela Secretaria Estadual de Educação.

Segundo o coordenador geral do SIND – UTE – MG – subsede de Patos de Minas – MG -, Ricardo Gonçalves Barreto, a medida anunciada esta semana passada pelo governo de Minas Gerais de fechamento da escola atinge cerca de 100 alunos do ensino fundamental e 27 funcionários.

De acordo com Ricardo Barreto foi feito um Plano de Atendimento pelo Governo de Minas Gerais no primeiro semestre deste ano sobre a rede física e a demanda da Escola Estadual Tonico Batista. “A rede física não teve nenhum problema, porém a demanda de alunos, foi reduzida e com isso ocorre o fechamento da escola que atende a comunidade há 50 anos” disse Ricardo Barreto” ao Pohoje.

“Estamos aqui pra dar apoio a comunidade escolar uma vez que isso vem acontecendo em todo Estado com fechamento de escolas, porém é um fechamento que traz transtorno, vamos levar isso para a Comissão de Educação para a Assembleia Legislativa para mostrar ao governador Zema o interesse da população para que a escola não seja fechada”, completou Ricardo Barreto.

PUBLICIDADE

Para a professora Selma de Fátima o impacto do fechamento da escola é muito ruim. “É uma situação triste estamos todos desamparados e perdidos; sem sabe o que irá acontecer  com a gente”, disse Celma Caetano ao Pohoje.

A dona de casa Cristiana Coelho disse ao Pohoje que iniciou seus estudos na Escola Estadual Tonico Batista bem como sua família e atualmente tem uma filha matriculada. “É uma escola de excelente, o fechamento será uma perca muito grande se escola fechar, queremos que o governo reveja essa decisão”. disse Cristiana Coelho.

Após as manifestações em frente a escola representantes do SIND-UTE Ricardo Barreto e pais foram recebidos pelo prefeito de Presidente Olegário João Carlos Castilho. Em comum acordo com o sindicato e pais ficou decidido que o prefeito irá assinar um documento para que seja protocolado junto ao Governo de Minas através da Secretaria de Estado da Educação para que reabra as matrículas escolares para Escola Estadual Tonico Batista e a comunidade escolar faça uma mobilização na cidade para matricular os alunos.

O documento e o abaixo assinado será entregue na Secretaria de Estado da Educação em Belo Horizonte e na Superintendência Regional de Ensino em Patos de Minas e Ministério Público.

Mobilização continua com abaixo assinado contra o fechamento

A abaixo assinado eletrônica contra o fechamento da escola continua até reunir número de assinaturas suficientes para ser entregue aos responsáveis. Para assinar a abaixo-assinado eletrônico clique aqui. Até o fechamento da reportagem 2.491 pessoas assinaram eletronicamente o documento.

Outro lado

A Superintendência Regional de Ensino – SRE – Patos de Minas – MG -, representada pelo superintendente Carlos Coimbra disse ao Pohoje que  a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, enviou o Plano de Atendimento de 2020 para todas as escolas estaduais e sua demanda; e a Escola Tonico Batista já veio com o Plano fechado, com isso encerra suas atividades em Presidente Olegário.

Carlos Coimbra disse que o fechamento das atividades da Escola Estadual Tonico Batista foi decidido no primeiro semestre de 2019, uma vez que a escola não tinha demanda para os anos inicias, e ele não ocupava o cargo na superintendência.

Segundo o superintendente os servidores efetivos serão remanejados para outras escolas estaduais e os designados vão concorrer vagas para contrato no próximo ano na rede estadual de ensino.

Os alunos serão transferidos para a Escola Estadual Farnese Maciel no centro de Presidente Olegário.  O prédio da Escola Estadual Tonico Batista vai abrigar o Cesec Tancredo Neves.

Um comentário em “Professores e pais de alunos fazem manifestação contra o fechamento da Escola Estadual Tonico Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *