Presidente Olegário teve 274 tÃtulos cancelados pela Justiça Eleitoral por ausência nas três últimas eleições. A 230ª Zona Eleitoral tem três municÃpios Presidente Olegário, Lagoa Grande e Lagamar. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Presidente Olegário são 16.539 eleitores destes, 274 tiveram o tÃtulo cancelado pelo TSE. Na cidade de Lagoa Grande com 7.122 eleitores, 81 tÃtulos foram cancelados e em Lagamar foram 62 cancelamentos, Lagamar tem 6.465 eleitores.
Como regularizar
O eleitor que teve o tÃtulo cancelado deverá pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Em seguida, poderá fazer a regularização da situação no cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o tÃtulo, se ainda o possuir.
A regularização do tÃtulo cancelado só será possÃvel se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos polÃticos, por exemplo.
O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrÃcula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.
Consulta
O eleitor pode consultar se teve o tÃtulo cancelado no site do TSE na área de “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – consulta por nome ou tÃtulo†ou comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.