Presidente Olegário está em entre as 10 cidades de Minas Gerais com maior incidência de raios, ocupando o nono lugar com 101.200 raios em 2022. João Pinheiro, também no Noroeste de Minas Gerais, é cidade com maior incidência de raios, com 303.751 raios.
O levantamento foi feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Veja logo abaixo o ranking com outros municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste.
A reportagem conversou com climatologistas para entender sobre o fenômeno e saber como a população pode se prevenir nestes casos. Confira abaixo.
Raios em 2022 no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG
Entenda o fenômeno
Os raios são descargas elétricas que ocorrem quando as nuvens estão eletricamente carregadas.
“Granizos dentro da nuvem vão se chocando, liberando cargas negativas, positivas e aí que se formam os raios“, explicou o climatologista Ruibran dos Reis.
Estas descargas elétricas são liberadas quando o solo e as nuvens têm cargas elétricas opostas, que se atraem.
Segundo a climatologista Alcione Wagner, o fenômeno ocorre com maior frequência no período do verão, quando ocorrem mais tempestades. Com este volume de chuva e com as características do relevo em Minas Gerais, a incidência é ainda maior, já que os raios “procuram” as regiões mais altas.
Agora uma curiosidade: os raios liberam 99% de energia e 1% de luz. Esta luz é, na verdade, o relâmpago.
Orientações
Os climatologistas Ruibran e Alcione também apontaram alguns cuidados que a população deve ter em dias de tempestade com raios. Além disso, informações da Defesa Civil reforçam a lista. Veja:
- Durante as tempestades, se possível, fique em casa. No entanto, permaneça longe de portas e janelas;
- Evite áreas abertas com piscina ou lagos e não permaneça dentro d’água durante as tempestades;
- Jamais fique embaixo de árvores. Não porque elas atraem raios, mas porque eles atingem os pontos mais altos;
- Se você estiver viajando, permaneça no automóvel. Eles oferecem uma excelente proteção contra raios;
- Afaste-se de objetos metálicos, uma vez que se tratam de bons condutores de energia. Por isso, também evite retirar ou pendurar roupa em varais de arame durante a tempestade, assim como ficar próximo a cercas, alambrados e linhas telefônicas.
- Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos;
- Durante uma tempestade, mantenha os eletrodomésticos desligados das tomadas, assim você estará reduzindo danos materiais;
- Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea;
- Caso sinta carga elétrica em seu corpo (caracterizada por eriçamento do cabelo e formigamento da pele) jogue-se ao chão. Se for apanhado em céu aberto, evite árvores isoladas e faça do corpo uma “bola com pés”, juntando-os e se abaixando. Não toque com as mãos no chão;
- Preste atenção à previsão do tempo para o princípio e fim da tarde, quando ocorre a maioria das trovoadas. Tenha um plano de fuga para qualquer atividade ao ar livre e afaste-se dos cumes das montanhas antes do meio-dia;
- Se tiver de fazer uma longa travessia de barco, tenha especial atenção. As canoas são um dos lugares mais expostos que existem;
- Para minimizar o número de pessoas afetadas por um raio, não se junte em grupo. A corrente elétrica pode passar de uma pessoa para outra sem que elas se toquem;
- Quando acampar, monte sua barraca longe de lugares com maior probabilidade de queda de um raio, tais como, árvores altas e isoladas.
Fonte: Juliana Kopp/G1 Triangulo e Alto Paranaíba