Presidente Olegário celebra os 200 anos da Independência com desfile das escolas da rede municipal e estadual de ensino

Data foi festejada na manhã deste sábado (10), na Rua Felisberto Fonseca e Praça da Independência.

Um grande público acompanhou o desfile cívico 7 de Setembro, em Presidente Olegário que celebrou os 200 anos de Independência do Brasil neste sábado (10). O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. 

As vias foram fechadas até o final do desfile, um  palanque para as autoridades foi montado na Praça Independência onde terminou o desfile que começou na Rua Felisberto Fonseca próximo a Lagoa da entrada da cidade. 

Participaram da abertura do desfile o prefeito sargento Rhenys Cambraia, vice-prefeito Júlio Reis, o presidente da Câmara Júnior Enfermeiro que representou a Casa de Lei, subtenente da Polícia Militar Nilson Ribeiro, ex-prefeito João Carlos Castilho e secretários municipais. 

O desfile contou com a participação de cerca de mil alunos de escolas da rede municipal e estadual de ensino. A abertura do evento foi com os alunos  da Escola Municipal Professora Carmem Celina Nogueira de Castilho que abordou o tema agricultura e pecuária do município; e foi fechado com o desfile de veículos e máquinas adquiridas pela Prefeitura para diversos setores.

A data também teve a presença da tribo Xukuru-Kariri, apresentação da fanfarra da Escola M. Carmem Celina e Fanfarra Municipal da cidade de Lagoa Grande. 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – abordo o tema inclusão, a Escola M. Valdir Pereira Araújo (novas tecnologias e literatura infantil), Casa da Criança (direitos de aprendizagem), Escola M. Geraldo Conrado de Ponte Firme (esportes), Escola Municipal Osvaldo Cruz de Cruzeiro da Prata e Escola M. São Geraldo de Taboca (meio ambiente e o futuro do planeta) e a Escola Municipal Profª Carmem Celina Nogueira de Castilho destacará a agricultura e pecuária do município.

E.M. Valdir Pereira Araújo – Novas tecnologias e Literatura Infantil C.M. Casa da Criança – Direitos de aprendizagem e E.M.Geraldo Conrado de Ponte Firme (Esportes/ Atletas do município);E.M. Osvaldo Cruz e E.M. São Geraldo (meio ambiente e o futuro do planeta) e Escola M. Profª. Girlene Maria Graçano Cunha – Cultura e Turismo Escola

A Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra com o Ensino Fundamental destacou os 200 anos de Independência do Brasil) , 6º ano: D. Pedro I e o grito de independência no Ipiranga; 7º ano História do Hino Nacional, 8º ano Formação territorial do país.

Já o Ensino Médio da Escola E. Padre José André apresentou um tema geral: 1º ano Acolhimento diário, 2ª ano Clubes de Protagonismo e 3ª ano Projetos e eventos da escola.

Fotos: Divulgação Prefeitura e Tianinha Moreira.

 

Uma resposta

  1. No palanque os discursos foram políticos, nada haver com a data. Discursaram por cerca de quarenta minutos antes do desfile começar a passar pelo palanque, enquanto o desfile ficou
    parado sob sol escaldante de temperatura de cerca de trinta graus. Além de esperar, o desfile foi lento, sob temperaturas altas, e com muitas crianças sob forte calor. Muitas crianças passaram mal.
    Nada que tira a beleza da participação do olegariense, mas nota zero para a intenção do desfile.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP