Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2023 aconteceu no Tauá Resort Caeté o VI Encontro do Programa Pro Mananciais. Delegações de várias regiões do estado de Minas Gerais marcaram presença no evento.
As regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas foram representadas pelos integrantes Fauster Bernardes, Getúlio Bernardes, Carlos Borges e Dener Cássio- COPASA MG; Nicolas Ribeiro e Geize Marques- COLMEIA Patos de Minas; Cleusa Almeida e Maria das Dores Sousa- COLMEIA Carmo do Paranaíba; Neverson Teodoro- COLMEIA de Presidente Olegário; Clelia R. Santos, Lindomar José- COLMEIA de Indianópolis e Alessandro Silveira- COLMEIA de Paracatu.
O Pro Mananciais é um programa institucional da COPASA MG que visa a proteção e recuperação ambiental das microbacias hidrográficas e áreas de recarga utilizadas para captação e abastecimento publico e desenvolvimento de atividades de educação ambiental, utilizando recursos financeiros referente a meio por cento de receita operacional referente o ano anterior.
O Pró-Mananciais integra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica, no contexto das mudanças climáticas. O Programa traz em sua concepção a ideia do antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas e dos pequenos cursos d’água, desde a sua nascente até o seu ponto de captação.
As ações são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros, visando a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente – APP, plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), bem como a realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, de forma a promover a cultura da sustentabilidade e, assim, ganhar cada vez mais parceiros na preservação ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Presidente Olegário e da Copasa/MG.