Presidente da Câmara Municipal vereador Branco Teodoro participa do VI Encontro do Programa Pro Mananciais da Copasa

Delegações de várias regiões do estado de Minas Gerais marcaram presença no evento.

Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2023 aconteceu no Tauá Resort Caeté o VI Encontro do Programa Pro Mananciais. Delegações de várias regiões do estado de Minas Gerais marcaram presença no evento.

As regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas foram representadas pelos integrantes Fauster Bernardes, Getúlio Bernardes, Carlos Borges e Dener Cássio- COPASA MG; Nicolas Ribeiro e Geize Marques- COLMEIA Patos de Minas; Cleusa Almeida e Maria das Dores Sousa- COLMEIA Carmo do Paranaíba; Neverson Teodoro- COLMEIA de Presidente Olegário; Clelia R. Santos, Lindomar José- COLMEIA de Indianópolis e Alessandro Silveira- COLMEIA de Paracatu.

O Pro Mananciais é um programa institucional da COPASA MG que visa a proteção e recuperação ambiental das microbacias hidrográficas e áreas de recarga utilizadas para captação e abastecimento publico e desenvolvimento de atividades de educação ambiental, utilizando recursos financeiros referente a meio por cento de receita operacional referente o ano anterior.

O Pró-Mananciais integra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica, no contexto das mudanças climáticas. O Programa traz em sua concepção a ideia do antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas e dos pequenos cursos d’água, desde a sua nascente até o seu ponto de captação.

As ações são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros, visando a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente – APP, plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), bem como a realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, de forma a promover a cultura da sustentabilidade e, assim, ganhar cada vez mais parceiros na preservação ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Presidente Olegário e da Copasa/MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP