A Prefeitura de Presidente Olegário começou esta semana limpeza e adequação de escolas municipais. O principal objetivo é acabar com os focos do Aedes aegypti. A previsão é que o trabalho seja intensificado por 45 dias.
A limpeza atenderá todas as unidades municipais de ensino e mais as ruas, praças e avenidas da cidade e distritos. A empresa DW foi contratada em caráter emergencial para fazer o serviço.
Além da limpeza nos órgãos municipais a prefeitura atendeu o pedido da diretora da Escola Estadual Tonico Batista, Delma Araújo para a limpeza no terreno do educandário. A diretora encaminhou a prefeitura o pedido de limpeza, embora escola seja de responsabilidade do Estado. A diretora argumentou que não havia recursos e nem mão de obra para o serviço.
“Desde que assumir a direção em março do ano passado, tenho enfrentado alguns problemas pela aglomeração de restos de construção, arames, lixo, entulhos que associados ao mato alto vem contribuÃdo com a proliferação de criadouros de mosquitos da dengue e animais peçonhentos, além de representar um fator de insegurança para os alunos já que essa área não é cercada e é de livre acesso a todos. Como há declive no terreno, as águas da chuva escoam para dentro das canaletas levando terra e lixo que acumulados se tornam criadouros do mosquito da dengue”, argumentou a diretora.
Ainda segundo Delma Araújo uma equipe da prefeitura compareceu a local e constatou a urgência do trabalho de limpeza. Foram retiradas do local várias caçambas de lixo, sendo necessário uso de Retroescavadeira, o que mostra a quantidade de entulho.  “Trabalho este que não poderia ser executado de forma alguma por funcionários da escola, pois não temos equipamentos ou ferramentas adequadas, ressaltou a direção da escolaâ€.