Prefeitura e Sebrae apresentam estudo da bacia do Rio da Prata em Presidente Olegário

Custo estimado para recuperação é de R$ 300 milhões.

A Prefeitura de Presidente Olegário e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) apresentaram nesta quarta-feira (20), um estudo da bacia do Rio da Prata, no Clube Recreativo Buritis.

O estudo é um diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) para o desenvolvimento de estratégias para melhorar a utilização da água e desenvolvimento sustentável do município. O Rio da Prata é um importante afluente do Rio Paracatu, que por sua vez é o maior afluente do Rio São Francisco.

A iniciativa faz parte do Programa Restaurar, estruturado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). O estudo vai detalhar a disponibilidade hídrica superficial, o uso e ocupação do solo e as unidades de paisagem.

Participaram do evento o prefeito sargento Rhenys Cambraia, vice-prefeito e secretário de Agricultura Júlio Reis, gerente do Sebrae Minas, Marcos Geraldo Alves, Sirley Crispim representando a secretaria de Estado da Agricultura, secretários municipais, presidente da Câmara vereador Júnuior Enfermeiro que representou a Câmara Municipal, autoridades de diversas áreas, populares e estudantes da Escola E. Padre José Andre e Escola Municipal Carmem Celina.

O diagnóstico é uma proposta da Prefeitura, Sebrae, com apoio da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), Governo de Minas Gerais, Câmara de Presidente Olegário e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Pelo estudo apresentado é necessário medidas na bacia como descompactação do solo, reforma de pastagens, cercamento de APPS hpidricas fluviais, receuperação de APPs hídricas degradas, cercamento de nascentes e conservação de estradas, entre várias outras medidas.

O valor estimado é de cerca de R$ 300 milhões para recuperação da Bacia do Rio da Prata, de acordo com o Sebrae essa recuperação levará anos e não será feita da noite para o dia. O estudo foi um pontapé inicial para que as autoridades começem a buscar recursos para as ações.

Rio da Prata

O Rio da Prata é um dos principais afluentes do Rio Paracatu, que por sua vez é o maior afluente do Rio São Francisco, contribuindo com cerca de 40% da vazão do “Velho Chico”. O Rio da Prata tem sua foz no município de João Pinheiro, sendo muito importante para a agropecuária da região.

Fotos: divulgação Sebrae e Prefeitura

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP