Em uma cerimônia realizada pela 230ª Zona Eleitoral de Presidente Olegário, foram diplomados nesta quarta-feira (4), o prefeito eleito de Lagamar, José Alves Filho “Zico” (Mobiliza), o vice-prefeito eleito Márcio Antônio Pereira (PRD) “Marcinho” e os 9 vereadores reeleitos e eleito que vão assumir mandatos no dia 1º de janeiro de 2025.
O evento de diplomação foi durante a tarde, no Plenário do Tribunal do Júri no Fórum Deiró Eunápio Borges, sendo conduzido pelo Juiz Diretor do Foro Eleitoral, Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto.
A mesa de honra além do magistrado, contou com a presença do promotor Eleitoral Dr. Bruno Rossi, Yeda Dollabella (Cartório Eleitoral), prefeito de Presidente Olegário sargento Rhenys Cambraia, delegado da Polícia Civil Dr. Vinicius Volf Vaz e sargento Edmilson (representou o tenente Adeidson comandante do 5º Pelotão PM) .
O primeiro a receber a diplomação foi Zico e o vice-prefeito Marcinho; eles obtiveram 2.917 votos (54,91%) nas Eleições 2024. Em seguida os vereadores (veja abaixo lista dos eleitos).
O prefeito eleito “Zico” falou em nome dos eleitos de Lagamar.
Sobre a diplomação
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo juiz de Direito, diretor do Foro Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito e, facultativamente, outros dados a critério do juiz.
Posse
A cerimônia de posse dos eleitos será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, em local e horário a serem confirmados.
Veja a lista dos vereadores diplomados reeleitos e eleitos de Lagamar:
1 – Ismael Marques (Mobiliza) reeleito com 338 votos
2 – Daniel Lopes (MDB) reeleito com 267 votos
3 – Bedon (Podemos) reeleito com 250 votos
4 – Zé Pereira (Podemos) reeleito com 249 votos
5 – Geovane Gonzaga (Avante) reeleito com 232 votos
6 – Bolivar do Retiro (PSD) reeleito com 213 votos
7 – Donizetti (Avante) eleito com 210 votos
8 – Eduardo Lobão (PSD) eleito com 198 votos
9 – Geraldo Cantor (Mobiliza) reeleito com 151 votos