A ponte sobre o Rio Paranaíba, na LMG-722, que liga a cidade de Lagamar ao Distrito de Pilar município de Patos de Minas e ao encontramento a BR-352 Coromandel está interditada para manutenção desde a tarde desta quarta-feira (4), segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG. A previsão de liberação é na sexta-feira (6). No final da reportagem na nota do órgão consta a rota alternativa para os usuários.
Moradores do Distrito de Pilar, município de Patos de Minas no Alto Paranaíba procuraram a Redação Pohoje, reclamando que estão se arriscando por uma ponte de madeira que está danificada. Segundo eles, o dano prejudica a população que precisa da via para deslocar levar crianças na escola, transporte de trabalhadores além de produtores para escoarem a produção agrícola.
De acordo com os moradores a ponte serve também como via de acesso à cidade de Lagamar, Noroeste de Minas e eles tem a preocupação é que a estrutura de fique ainda mais deteriorada e o acesso seja perdido definitivamente”. O medo é de quebrar a ponte com o transporte escolar ou outro e acontecer o pior, como perder nossas crianças”, disse um morador que não preferiu não identificar.
Eles também relataram que a população do Distrito de Pilar mesmo pertencendo ao município de Patos de Minas utilizam a via para deslocarem para a cidade de Lagamar para fazer compras, serviços de banco e até mesmo atendimento a serviço de Saúde (parceria entre os dois municípios), dentre outros, uma vez que Lagamar fica mais próximo ao Distrito.
Ainda segundo os moradores, desde que foi construída, a ponte só tem recebido reparos, quando o ideal seria a construção de uma estrutura de concreto.
Outro lado
Em nota à reportagem, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, por meio da Unidade Regional de Patos de Minas, já tomou as providências necessárias para iniciar os serviços de recuperação do tabuleiro da ponte sobre o rio Paranaíba, na LMG-722, entre Lagamar e o entroncamento com a BR-352 (Coromandel). A estrutura é de madeira e possui restrição da passagem de veículos com carga acima de 12 toneladas.
Para segurança dos motoristas, nesta quarta-feira (04/09), foi feita a interdição da ponte e os serviços foram executados nesta quinta-feira (5) e segue amanhã (06/09), quando a rodovia será liberada para o tráfego.
Rota alternativa a partir de Vazante e Lagamar é seguir pela MGC-354, até Patos de Minas, acessar a BR-365, e depois a BR-352 para acessar a LMG-722.
O DER-MG orienta os motoristas para que redobrem a atenção ao trafegar pela rodovia durante o período da interdição.