Polêmica: Vereadores da situação e oposição afirma que Prefeitura não cumpre Lei para inscrição de doação de lotes

Vereadores exigem que lei seja cumprida para inscrição dos interessados em ganhar lotes.
Vereadores durante reunião no Plenário Hercílio Trajano
Vereadores durante reunião no Plenário Hercílio Trajano

A reunião da Câmara Municipal de Presidente Olegário, nesta segunda-feira (14) foi marcada por polêmica. Tanto vereadores da situação quanto da oposição reclamaram que o prefeito Palito (PDMB) não esta cumprindo a Lei 2.900 de 2 de setembro de 2015, aprovada pela pelos parlamentares que aprovou a criação do Programa Municipal de Habitação Familiar no município com a finalidade de doar lotes a pessoas de baixa renda.

O projeto foi aprovado pelos vereadores por unanimidade estabelecendo os critérios para a doação de lotes. O prefeito Palito (PMDB) baixou um decreto acrescentando requisitos que não constava na Lei aprovada. Como Certidão do Cartório de Imóveis de Nada Consta e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O líder do prefeito na Câmara, Reis Teles (PSDB) disse que o prefeito não poderia ter alterado os critérios por decreto e teria que seguir o que foi aprovado pelos vereadores. O vereador Mané Capelobo (PT) disse que o decreto mudando os requisitos para a inscrição é uma afronta a Casa de Leis. “O prefeito não cumpriu a Lei esperamos que esse decreto seja revogado para facilitar as inscrições para as famílias” declarou Mané Capelobo.

O vereador ainda acrescentou que cobrar certidão do Cartório de Imóveis gera custo para as pessoas interessadas e essa exigência não esta na Lei aprovada. “A prefeitura tem o banco de dados das pessoas que possui imóvel no município é só cruzar os dados” disse Mané Capelobo.

Outra exigência que não agradou os vereadores foi a Certidão dos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC). Segundo os parlamentares as inscrições são para inscrição e doação de lotes; portanto não terá financiamento de imóvel não sendo necessária a certidão.

Os vereadores exigem que o Artigo 3º, da Lei seja cumprido pela Secretaria de Assistência Social. Pela Lei o requerente preencherá formulário próprio, devendo apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição: Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social; Comprovação de residência ou vivência no município e Comprovação de Renda Familiar. Outras exigências foram acrescentadas e fere a Lei no ato da inscrição porque são critérios para a escolha dos beneficiados destacou os vereadores.

O prefeito Palito (PMDB) enviou nota comunicando que os requisitos serão simplificados e que as inscrições serão realizadas até o dia 18 de setembro, onde o beneficiário apresentará que reside no município há mais de cinco anos, que não possui imóvel urbano ou rural; e não tenha renda per capita superior de 1,5 (um e meio) salário mínimo. Não foi informado se o decreto 851 de 8 de setembro, será revogado.

Os vereadores disseram ao Presidente Olegário Hoje que a simplificação apresentada nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Assistência Social que altera os documentos para o ato da inscrição contém exigências que não estão na Lei para os interessados em fazer a inscrição.  A Secretaria de Assistência Social, Maria Teodoro disse que estará levando todos os questionamentos para a assessoria jurídica da Prefeitura Municipal.

O que diz a nota enviada pelo prefeito Palito (PMDB), sobre as inscrições:

Olá amigos e amigas! Informo que vamos simplificar o processo de doação de lotes. As inscrições poderão ser feitas aceitando apenas uma declaração em que o beneficiado declara sob as penas da lei que:
1- Reside no município há mais de 5 anos.
2- Não possui imóvel urbano ou rural.
3- Não possui renda per capita superior a 1,5 salário mínimo.
Os critérios estabelecidos na lei aprovada na Câmara obrigatoriamente serão cumpridos.
As inscrições estão sendo feitas na antiga prefeitura. Em meio a dificuldades em nível nacional estamos trabalhando firme para ter uma cidade cada dia melhor.
Atenciosamente, prefeito Palito. Abraço a todos!

Requisitos abaixo apresentados nesta terça-feira (15) pela Secretaria Municipal de Assistência Social

 

 

Veja o que diz a Lei que e Decreto sobre doação de Lotes

 

 

 

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP