Polêmica: Com plenário cheio projeto que pode criar taxa de esgoto é retirado de pauta pela segunda vez a pedido do prefeito Palito

Comissão de Justiça e Redação apresentou emenda que tira a cobrança de taxa e tarifas do projeto de Saneamento Básico
População presente no Plenário Hercílio Trajano aguardando votação
População presente no Plenário Hercílio Trajano aguardando votação

O projeto que institui a Política Municipal Saneamento Básico em Presidente Olegário, foi retirado da pauta de discussão pelos vereadores durante a sessão extra da última sexta-feira (25). O projeto tramitava na Câmara Municipal em regime de urgência a pedido do prefeito Palito (PMDB).

O pedido de retirada de pauta foi realizado pela assessoria jurídica do prefeito Palito (PMDB) que solicitou a devolução do projeto para o executivo municipal. No documento não foi informado o motivo. O projeto causou polêmica entre os vereadores caso fosse aprovado poderia gerar a criação tarifas e taxas sobre o saneamento básico, ou seja, pode ser criada a taxa de esgoto.

Os vereadores do bloco de oposição questionaram o presidente da Câmara Municipal, vereador Henrique Godinho (PSDB) que é irmão do prefeito sobre a retirada do projeto da pauta. O projeto começou a ser discutido na casa de Leis no mês de maio, sendo retirado de pauta pelo prefeito e agora novamente.

O vereador Mané Capelobo (PT) disse não entender a retirada do projeto. “O prefeito envia o projeto com pedido de urgência dizendo que teria que votar na reunião do dia 25 de setembro, colocamos carros de som nas ruas e o povo lotou o plenário agora o projeto deixou de ser urgente” disse Mané Capelobo.

O vereador Welson Braga (PP) disse que a oposição não é contra o projeto e sim contra a cobrança de taxa e tarifas pelo serviço de esgoto no município como esta prevista no Artigo 15 da proposta.

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) apresentou emenda retirando o inciso II e III, do Artigo 15 1que fala em cobrança de prestação dos serviços de saneamento como sendo justa.

O vereador Osmar Pinto Coelho (PV) disse durante a reunião que é contra a cobrança de taxa ou tarifa. O vereador Januário Elói (PV) também disse ser contra a cobrança. Caso a posição dos vereadores seja mantida a emenda da CCJ pode ser aprovada e extinto os incisos II e III do Artigo 15 chegando a sete votos. Outros vereadores não manifestaram sua posição.

O presidente da Câmara Henrique Godinho (PSDB) informou que cabe ao prefeito decidir se coloca ou retira o projeto em pauta.

De acordo com a mensagem encaminhada pelo mandatário olegarense, Palito (PMDB), diz que as prefeituras tem obrigação de elaborar de instituir a Política Municipal de Saneamento Básico, e que a partir de janeiro deste ano, a prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico caso não tenha o plano aprovado.

O projeto não tem data para retornar a tramitar na Casa de Leis.

Ofício Solicitando devolução do projeto

Projeto de Lei que institui a Política de Saneamento em Presidente Olegário na íntregra

 

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP