Os pacientes diagnosticados com diabetes têm enfrentado dificuldades para obter a insulina nas farmácias de Presidente Olegário. O medicamento, fornecido pelo Governo Federal através do Sistema Único de Saúde (SUS), eles relatam da medicação desde o início de 2024. O medicamento é utilizado por pacientes com diabetes do tipo 1 e 2.
O medicamento é fornecido exclusivamente pelo Ministério da Saúde, sendo distribuído para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES – MG) que repassa aos municípios através das superintendências regionais de Saúde.
O paciente Gilmar Francelino Pereira, 40 anos, usa a medicação desde os 10 anos de idade. Ele procurou a farmácia pública e foi informado que acabou e na rede particular conseguiu comprar uma caneta similar, sendo relato que a medicação também está em falta. “A falta da medicação pode ser fatal para quem tem a diabetes”, relatou o paciente.
Além o paciente acima citado pela reportagem, no município de Presidente Olegário tem outros 190 que recebem a medicação de insulina Humana NPH.
A farmácia pública de Presidente Olegário, informou que a insulina Humana NPH teve o estoque zerado no início da semana e o fornecimento foi interrompido; sendo que nesta quinta-feira (13/01) no final da tarde foi entregue um novo lote de forma parcial pela Secretaria de Estado da Saúde e hoje (14/01); e a medicação está disponível para os pacientes.
A reportagem do Pohoje pediu retorno para o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a rede de farmácia particular; para explicarem a falta da insulina que ocorre desde o início do ano passado, uma vez que o fornecimento está sendo de forma parcial.
Os proprietários das farmácias particulares em Presidente Olegário relataram que a falta do medicamento ocorre em todo o país, e que os laboratórios informaram que uma das principais fabricantes avisou que faltaria insumos.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde, informou que foi comunicada, pelo Ministério da Saúde (MS), do desabastecimento das insulinas humanas NPH e Regular na apresentação em frascos, devido à descontinuidade na produção por parte do fabricante. Essas insulinas são enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) utilizadas no atendimento à população nos postos de saúde municipais por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF).
Ainda conforme a nota, o desabastecimento foi amplamente divulgado junto às Secretarias Municipais de Saúde. A distribuição das insulinas tem sido autorizada aos municípios de forma proporcional aos quantitativos fornecidos pelo MS a Minas Gerais. Os gestores locais foram orientados a considerar a demanda total das insulinas humanas na apresentação em caneta, como alternativa para suprir a necessidade decorrente da indisponibilidade da apresentação em frasco.
“O MS tem realizado distribuições aos estados de forma parcial, com mais de um envio de carga por mês. A partir do recebimento do item no almoxarifado da SES-MG, a distribuição às unidades estaduais é autorizada, e as etapas de faturamento, separação e expedição são iniciadas. O município de Presidente Olegário recebeu as insulinas Humanas Regular e NPH nessa quinta-feira (13/2)” finaliza a nota.
Já o Ministério da Saúde não retornou aos questionamentos da reportagem.