Número de crimes violentos diminui 63,75% no município de Presidente Olegário

"Ações integradas da Polícia Militar e Civil; com demais órgãos de segurança contribuíram para diminuição", diz tenente Adeidson.

O 5º Pelotão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou nesta segunda-feira (30), divulgou um balanço de ocorrências de crimes violentos no município de Presidente Olegário, de 1º de janeiro a 25 de setembro de 2024. Os dados mostram uma diminuição nos índices de homicídios, roubos, estupros e furtos em relação ao mesmo período de 2023. 

Os crimes denominados violentos pela Polí­cia Militar e Civil são: estupro consumado, estupro de vulnerável consumado, estupro de vulnerável tentado, estupro tentado, homicídio consumado, homicídio tentado, roubo, latrocínio (roubo seguido de morte). O crime de furto (ato de retirar algo que pertence por direito a outra pessoa, contra a vontade desta, mas sem o uso de violência contra a vítima), não é considerado crime violento.

Segundo o comandante do 5º Pelotão da Polí­cia Militar, Adeidson Lucas Pereira de Lima, uma estratégia direcionada e ações integradas com a Polícia Civil e com demais órgãos de segurança pública e contatos comunitários contribuíram para diminuição dos crimes no municí­pio de Presidente Olegário.

No período de 1º de janeiro a 25 de setembro de 2024, foram registrados 8 crimes violentos. Enquanto no mesmo período em 2023, foram registrados 19 crimes, 63,75% de queda.

Homicídio

De 1º de janeiro a 25 de setembro de 2024, o município registrou um homicídio. Já na mesma época de 2023, foram 4 crimes redução de 75%. Já o homicídio tentado na data citada de 2024 não teve registro. Em 2023, mesmo período teve 2, queda de 100%.

Estupros

A Polí­cia Militar e Polícia Civil divide os crimes de estupro em duas categorias: estupro consumado e estupro de vulnerável consumado (“O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente”).

Estupro consumado: Em 2024, de 1º de janeiro a 25 de setembro teve um registro, no mesmo período 2023 também um registro. Já o estupro de vulnerável a queda foi de 60%, este ano até 25 de setembro foram 2 casos. Em 2023 foram 5.

Roubo

O roubo teve uma diminuição de 66,66%. Neste ano até a data de 25 de setembro, foram 2 crimes; no mesmo período de 2023, foram 6 registros. Já roubo tentado foram 1 até 25 de setembro deste ano e um também até a mesma data de 2023.

Furtos

Entre 1º janeiro e 25 de setembro de 2024, foram registrados 75 furtos no município de Presidente Olegário. No mesmo perí­odo em 2023, foram 92 registros, queda de 18,48%.

Leia mais:

Polícia Militar prende dupla que roubou carro na Rua Felisberto Fonseca

PM recupera carro roubado na Rua Felisberto Fonseca; vítimas foram colocadas no banco traseiro e liberadas em estrada vicinal

Polícia Militar prende filho de 18 anos por estupro contra a própria mãe

Família é feita refém durante assalto e homem é morto a tiros na zona rural de Presidente Olegário

Homem é morto a tiros na Rua Santa Rita e Polícia Militar prende autor

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP