Quatro escolas da rede estadual de ensino de Presidente Olegário teve as aulas em tempo integral suspensas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A Educação em Tempo Integral será mantida em escolas de comunidades mais carentes e necessitadas em todo o Estado.
Em todo o Estado, o número de escolas com turmas de tempo integral passou de 1.600 para 500 escolas. A determinação partiu do governador Romeu Zema (Novo), visando o corte de gastos devido à situação financeira do Estado. O governo se manifestou (Veja a nota abaixo).
Em Presidente Olegário, nenhuma das quatro escolas da rede estadual não terá o tempo integral. São 315 estudantes prejudicados e 31 servidores sem emprego.
A Escola Estadual Tonico Batista o número de alunos atingidos é 105 e 10 servidores. Na Escola E. Farnese Maciel (100 alunos e 10 funcionários); Escola Padre José Andre Caldeira Coimbra (60 alunos e 6 servidores). A escola do Distrito de Ponte Firme, Escola Estadual de Ponte Firme são 50 estudantes e 5 servidores prejudicados.
Tempo Integral na rede municipal
A Escola Municipal Girlene Graçano no bairro Mateus Caixeta em Presidente Olegário oferece o ensino para 50 alunos. A direção da escola informou que não têm mais vaga para o programa.
O outro lado
Por meio de nota, o governo de Minas Gerais manifestou:
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informa que mesmo diante da extrema precariedade da situação financeira do Governo de Minas Gerais garantirá a realização da Educação Integral e Integrada em 2019. O programa será desenvolvido em 500 escolas estaduais, que atenderão cerca de 30 mil estudantes do Ensino Fundamental. As escolas contempladas são aquelas que apresentaram situação de vulnerabilidade social e que já ofertavam a Educação Integral e Integrada em anos anteriores. A SEE irá divulgar em breve informações e o cronograma da Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental.
A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, afirmou que a manutenção do programa deve ser feita de forma responsável e continua. Ela ressaltou a importância social das atividades complementares da Educação em Tempo Integral e que as escolas atendidas são de comunidades mais carentes e necessitadas em todo o Estado.Â
Vale ressaltar que as turmas ainda estão sendo montadas e, a partir disso, será feito um levantamento para apontar a quantidade de professores necessários para a realização da Educação Integral e Integrada em 2019. A designação será feita a partir da demanda de alunos e enturmação em cada unidade de ensino, para inÃcio da modalidade no dia 6 de maio. Em 2018, a educação integral foi ofertada em 1.640 escolas e atendeu a 111.528 alunos.