Moradores de Andrequice, em Presidente Olegário, denunciam que atual administração municipal, retirou uma rede de água de cerca de 400 metros e a decisão compromete o fornecimento na comunidade, principalmente na éoca da Festa de Nossa Senhora da Abadia.
De acordo com moradores, vereador reeleito Welson Braga (PP) e o presidente da Associação da comunidade, Sérgio Heráclito a medida é uma forma de represália pela derrota do prefeito Palito (PMDB) na eleição deste ano.
Na comunidade de Andrequice à 62 km da cidade, Palito teve 34 votos enquanto o prefeito eleito João Carlos Castilho (PV) obteve 201 votos, 83,1%.
A rede foi construída em 2015 pela prefeitura em convênio com a Copasa onde foi colocado tubos de PVC em cerca de 400 metros, rede elétrica, transformador e bomba. Os moradores disseram que a obra melhorou o abastecimento de água na época da festa .
O presidente da associação, Sérgio Heráclito, moradores e romeiros convivia há um bom tempo com a falta de água. “A situação vai piorar, procurei o prefeito e ele disse que precisa de colocar uma rede de água em um bairro na cidade e que a prefeitura não tem dinheiro”, disse Sérgio Heráclito.
O Pohoje teve acesso a um documento do ano de 2015, o qual o prefeito Palito solicitou o empréstimo de 67 tubos de PVC a Copasa para ser colocados na comunidade de Andrequice devido a falta de água. No documento o prefeito alega caráter emergencial devido ao processo burocrático para aquisição dos tubos. O convênio foi assinado.
O vereador Welson Braga (PP) disse que a decisão afeta toda a comunidade e os romeiros. “Vamos ter que fazer outra rede de água para não comprometer o abastecimento. “Estive no local para impedir a retirada dos tubos, mas infelizmente não foi possível evitar essa decisão, uma vez que já estava em fase final”, disse o vereador.
Outro Lado.
Copasa
O diretor regional da Copasa, Saulo de Lima Bernardo, informou que a tubulação foi colocada em Andrequice através de convênio firmado em 2015 com a Prefeitura Municipal em forma de empréstimo e que a rede de água só funciona na época da festa. “Esses tubos vão ser colocados no bairro Santa Rita pela prefeitura a pedido do prefeito, é um bairro de cunho social. Por ser um ano eleitoral a Copasa não pode firmar convênio com a prefeitura”, disse o diretor.
Ainda segundo Saulo Bernardo a partir de janeiro caso seja interesse do município a Copasa poderá firmar convênio com a prefeitura e enviar novos tubos para Andrequice sem prejuízo aos moradores e romeiros.
Prefeitura
O Pohoje, procurou o prefeito Palito para comentar os questionamentos. O prefeito preferiu o silêncio e não respondeu nenhum questionamento.