Os números tomaram conta das cabeças de muitos estudantes neste sábado (16) na Escola Estadual Padre José Caldeira Coimbra em Presidente Olegário na aplicação da segunda etapa da 13ª OlimpÃada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
O tempo de duração do exame foi de três horas compostas por questões discursivas. Em Presidente Olegário os alunos da rede estadual e municipal foram classificados para essa fase da competição em três nÃveis.
O NÃvel 1 é para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o NÃvel 2 (alunos do 8º e 9º anos) e o NÃvel 3 (Ensino Médio), totalizando 103 estudantes. Eles disputam o ouro com 941 mil estudantes de todo o paÃs.
Para muitos a matemática é dificuldade, menos para o aluno César Augusto Tavares Silva, que nasceu surdo e mudo. Ele representa a Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra na segunda fase da Obmep e luta para conquistar a medalha de ouro. A prova de César Augusto foi aplicada pelo
intérprete Israel Matos Cunha.
Da rede estadual foram 70 alunos. Sendo 54 da Escola Estadual Padre José André , 12 da Escola Estadual de Ponte Firme (Distrito de Ponte Firme) e 4 da Escola Estadual Presidente Vargas (Distrito de Galena).
Na rede municipal 33 estudantes fizeram a segunda etapa da prova. Foram 29 da Escola Municipal Prof.ª Carmem Celina, 4 da Escola Municipal Osvaldo Cruz (povoado de Cruzeiro da Prata) e 4 da Escola Municipal São Geraldo de Taboca.
Os resultados das provas serão divulgados no 22 novembro, no site: www.obmep.org.br, os alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze; recebem bolsas de iniciação cientifica, computadores portáteis, premiação em dinheiro e certificado. A entrega será em 2018, em data a ser definida.