Mãe pede doação de sangue para filhos internados com Anemia Falciforme

Filhos de 8 e 12 anos, precisam de sangue A e B negativo.Eles estão internados há dias e necessitam de sua doação.
A mãe dona Luciene e os filhos Marcelo e Maiany

A dona de casa Luciene Rúbia Marques  realiza campanha nas redes sociais a procura de doadores de sangue  A e B negativo, para que as plaquetas desse tipo sanguíneo possam ser fornecidas aos filhos de Marcelo Marques de Castro, 8 anos, Maiany Marque de Castro, 12 anos, que está internada no Hospital Municipal Darci José Fernandes em Presidente Olegário.

Os dois filhos de Luciene nasceram com Anemia Falciforme e necessitam de doação do sangue. A mãe disse ao Pohoje, que as crianças estão internadas há dias e necessitam de doação.

Os doadores podem procurar a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) em de Patos de Minas, na Rua Major Gote, 1255, centro, de 7 às 11h. Mais informações com a mãe Luciene pelo número 034 9 9658 51 23.

A doação ainda pode ser agendada online no site da Fundação Hemominas, pelo email comunicacao@hemominas.mg.gov.br ou pelo telefone 155. O call center recebe ligações das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

A Doença

Anemia Falciforme é uma doença genética e hereditária que se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.

Tratamento

Não há tratamento específico para a anemia falciforme, uma doença para a qual ainda não se conhece a cura. Os portadores precisam de acompanhamento médico constante (quanto mais cedo começar, melhor o prognóstico) para manter a oxigenação adequada nos tecidos e a hidratação, prevenir infecções e controlar as crises de dor.

Quem pode doar:

Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue.

Quem tem e está com boa saúde;

Quem pesa acima de 50 kg;

Quem dormiu bem na noite anterior à doação;

Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Quem não pode doar:

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou;

Quem teve exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, nos últimos 12 meses;

Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;

Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação;

Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;

Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;

Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três meses e após cesárea, seis meses;

Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis meses;

Quem fez cirurgia por laparoscopia, nos últimos seis meses;

Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses;

Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso);

Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP