Lixo reciclável está sendo descartado irregularmente no aterro da Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo em Presidente Olegário, conforme denúncia de funcionários.  Plásticos, papelão, garrafa pet e até pneus são descartados.
O aterro da usina, que recebe o rejeito e deveria ser controlado, tem prejudicado o bom funcionamento do local. Segundo os funcionários, a situação ficou crÃtica depois que a Prefeitura cortou as horas extras dos servidores. “Não tem expediente aos sábados e o lixo que deveria ser reciclado esta sendo descartado irregularmente†disse um funcionário que não identifica temendo retaliações.
Ainda segundo os funcionários eles recebiam 60 horas extras todo mês, depois caiu para 40 agora cortou tudo. A perca de cada servidor é entorno de R$ 346  sem falar no prejuÃzo ao meio ambiente.
Outro Lado
A Assessoria de Comunicação Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) informou por meio de nota que o municÃpio de Presidente Olegário recebe o ICMS Ecológico pelo fato de sua Usina de Triagem e Compostagem encontrar-se em operação e regularizada (possui uma Autorização Ambiental de Funcionamento) e que o fato de seus resÃduos estarem sendo encaminhados diretamente para o aterro aos sábados será verificado por meio de fiscalização.
O Chefe da Usina de Reciclagem, Paulo Henrique Gonçalves Ferreira “Zé Conectâ€, disse que o corte de horas extras dos servidores ocorre devido a queda na arrecadação do municÃpio que passa por diminuição de gastos em todos os setores. Quanto o lixo reciclável jogado no aterro providências já estão sendo tomadas para impedir o descarte no local.
Ainda segundo Zé Conect a Prefeitura estuda mudar o quadro de horário dos servidores fazendo com que os mesmos voltem a trabalhar aos sábados.