Justiça Eleitoral recebe lista com mais de mil políticos com contas irregulares entre eles o prefeito de Lagoa Grande

Documento deve servir de base para declaração de inelegibilidade.Prefeito Márcio Valeriano teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal.
Prefeito de Lagoa Grande, Márcio Valeriano Correa
Prefeito de Lagoa Grande, Márcio Valeriano Correa

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) entregou nesta segunda-feira (8) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma lista de 1.409 agentes com contas julgadas irregulares. Segundo o TCE, a relação servirá de base para a declaração de inelegibilidade para as eleições municipais de 2 de outubro.

O critério para compor a lista, segundo o TCE, é ter tido contas julgadas irregulares e que não sejam mais passíveis de recurso. Os dados levados em conta são dos últimos anos, desde 2008, de acordo com o que determina a Lei da Ficha Limpa.

Uma das hipóteses da Lei da Ficha Limpa para considerar pessoas como inelegíveis é justamente o julgamento de contas irregulares sem possibilidade de recurso. Segundo o TCE, este é o principal motivo que leva à negativa de registros de candidaturas no Brasil.

Ainda conforme o TCE, o órgão apenas emite parecer recomendando a aprovação ou desaprovação. Nestes casos, o julgamento de contas é feito pelo Poder Legislativo, caso do município de Lagoa Grande, Noroeste de Minas, o prefeito atual prefeito Márcio Valeriano Corrêa, teve a aprovação do TCE-MG das contas de 2013, e as mesmas foram rejeitadas pela Câmara Municipal.

Na última semana o prefeito teve um pedido de Tutela De Urgência negado pelo juiz da Comarca de Presidente Olegário. Dr. Márcio pedia a suspensão da resolução proferida pela Câmara do Município em 2015.

No documento enviado ao TRE – MG, foram duas lista. A lista 1, onde estão os prefeito com contas julgadas irregulares, com imputação de ressarcimento ou ressarcimento e multa. Já na lista II são as contas contas de governo com parecer prévio pela rejeição. O nome do prefeito Márcio Valeriano Corrêa aparece na lista II. Clique aqui e veja.

O Presidente Olegário Hoje, até o fechamento da reportagem não conseguiu contato coma a assessoria jurídica do prefeito.

Veja a Lista I clicando aqui.

Veja a Lista II clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP