
Há quase dois anos, a jovem Claudete Ferreira Granada, de 25 anos, foi diagnosticada com a mal formação artério venosa pulmonar e hepática. Depois de uma ação judicial ela conseguiu realizar a cirurgia.
Moradora de Presidente Olegário, Claudete diz que sentiu mal em abril de 2015, foi atendida no pronto socorro do Hospital Municipal Darci José Fernandes em Presidente Olegário. Inicialmente os médicos a diagnosticaram com suspeita de pneumonia.
O quadro clÃnico agravou e a paciente foi transferida para o Hospital São Lucas (Patos de Minas) onde ficou internada uma semana no Centro de Tratamento Intensivo – CTI- sendo diagnosticada  com a mal formação artério venosa pulmonar e hepática problema que tem desde que nasceu.
Desde que saiu do hospital Claudete começou uma peregrinação para conseguir a cirurgia ela foi cadastrada no -SUS FÃCIL – pela Secretaria Municipal de Saúde e continuava passando mal. Cansada de esperar e não ter condições de arcar com os custos ela procurou o Ministério Público.
O promotor Paulo Henrique Delicole entrou com uma ação contra o prefeitura de Presidente Olegário e o Estado de Minas Gerais no ano passado. O juiz Bruno Henrique de Oliveira concedeu uma liminar a paciente assegurando a ela o direito de fazer a operação.
A liminar determinou que o Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Presidente Olegário realizem a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde, num prazo máximo de 30 dias caso contrário a cirurgia deveria ser feita na rede particular.
A decisão do magistrado é de novembro de 2016. Já em 2017, passado a data estipulada pela Justiça a procuradoria do municÃpio e a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu uma vaga no Complexo Hospitalar José Maria Alkimin em Belo Horizonte através do Sistema Único de Saúde.
Claudete Granada fez todos os procedimentos pre-operatórios e na última semana passou pela cirurgia. A jovem ficou dois dias no Centro de Tratamento Intensivo – CTI – e outros dois em observação no quarto. Ela relatou ao Pohoje que a cirurgia foi um sucesso e que já recebeu alta e está em casa recuperando da cirurgia.
Leia mais:
Justiça ordena que Prefeitura e Estado realize cirurgia em paciente, em Presidente Olegário.