Greve acaba mas clientes continuam indignados com redução nos horários de caixas eletrônicos

Terminais estão sendo bloqueados após as 17h e aos finais de semana. Gerente explica que medida é por motivo de segurança.

DSC02978Agência do Banco do Brasil volta ao atendimento nesta terça-feira após o fim da greve dos bancários de Presidente Olegário em assembleia, os bancários encerraram a paralisação e retomam ao trabalho nesta terça-feira (7). Os funcionários aceitaram o reajuste proposto pela Federação Brasileiro de Bancos (Febraban), que é de 8,5% no salário e 9% para quem está ingressando na carreira.

Outros pedidos, como fim das metas e mais contratação de funcionários, continuam em negociação. As exigências iniciais da greve eram o reajuste salarial de 12,5%, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança e contratação de mais funcionários para melhor atendimento.

A greve começou no dia 30 de setembro, mas os servidores da Agência do Banco do Brasil em Presidente Olegário só aderiram à greve na sexta-feira dia 3.

Mas a indignação dos clientes continua porque a meses os caixas eletrônicos durante a noite e aos finais de semana não funciona em. Por medida de segurança e para evitar explosão, o banco limitou o tempo de operação dos terminais de autoatendimento. Os clientes só podem realizar saques entre 9h e 17h para saques de segunda até sexta-feira. Já aos finais de semana e feriados, o serviço não é oferecido.

O caso já foi parar no Ministério Público através de uma denuncia do vereador Mané Capelobo que solicitou ainda uma audiência pública que foi realizada na Câmara Municipal. O gerente da unidade, André Fonseca, explicou na audiência que a atitude foi tomada após os terminais ser explodido e furtado na região e em Presidente Olegário já ocorreram três tentativas no ano passado.

Foi solicitado ao gerente pelo menos o atendimendo até às 20h00, mesmo horário de atendimento dos supermercados mais já se passaram meses e nenhuma resposta do banco. Em contato com o Ministério Público, foi informado que a agência foi notificada mais até hoje não tem nenhuma decisão.

A esperança agora é que em Uberlândia uma Ação Civil Pública foi movida contra o Banco Brasil em virtude da redução no horário de funcionamento dos caixas eletrônicos da cidade, sob a tese de que a medida gera prejuízos aos consumidores caso seja acatada pode servir de jurisprudência para as demais cidades.

Na ação, o Ministério Público pede ao judiciário que o Banco do Brasil mantenha o autoatendimento até às 22h e solicita ainda que a justiça cobre da instituição financeira, conforme determina a Resolução n.º 3.380/06, do Banco Central do Brasil (Bacen), medidas preventivas de segurança em seus postos de atendimento, especialmente aquelas destinadas a proteger a pessoa do consumidor. Além disso, no entendimento do Procon-MG, todos os correntistas que, comprovadamente, tiveram prejuízo financeiro com a redução no horário de funcionamento dos caixas eletrônicos devem ser ressarcidos.

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