O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou nesta quarta-feira (11), que o governo federal estuda a retomada do horário de verão para evitar um possível racionamento de energia. A falta de chuva que atinge o país é motivo de preocupação no governo Lula.
Apesar de admitir avaliar a medida, o ministro diz que não há previsão de quando a volta do horário de verão aconteceria e que essa seria uma das alternativas sendo analisada pelo Palácio do Planalto.
“Não tem nada certo, mas é uma possibilidade (a volta do horário de verão). Apesar de ser controverso do ponto de vista da opinião pública, há uma pequena maioria que gosta e, mais do que isso, a economia agradece. A microeconomia, turismo, bares e restaurantes agradecem. Não é uma possibilidade descartada, mas não tem uma decisão ainda”, explicou o ministro.
Horário foi suspenso em 2019
Em 2019, no governo do então presidente Jair Bolsonaro , o horário de verão foi suspenso. Na ocasião, o governo afirmou que o adiantamento dos relógios em uma hora perdeu “razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico”, por conta de mudanças no padrão de consumo de energia e de avanços tecnológicos, que alteraram o pico de consumo de energia.
Com informações da Rádio Itatiaia