“Feira Jovens Empreendedores” realizada pela Prefeitura e Sebrae atrai grande público

A disciplina Cultura Empreendedora faz parte da grade curricular desde fevereiro de 2022.

Na manhã deste sábado (22), na Praça Independência, os alunos da rede pública municipal de ensino realizaram a “Feira Jovens Empreendedores”. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) distribuiu água gratuitamente para a população durante a feira.

O evento é uma atividade do programa Jovens Empreendedores desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas “Sebrae” e aplicado nas escolas de Presidente Olegário desde fevereiro de 2022, através da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação. 

A disciplina Cultura Empreendedora, Cooperativista e Financeira na Rede Municipal de Ensino, com foco na Promoção da Cidadania, faz parte da grade curricular desde fevereiro de 2022. O projeto foi aprovado pelos vereadores em novembro de 2021 e sancionado pelo Executivo. Clique aqui e veja Lei.

Durante a “Feira Jovens Empreendedores”, os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil comercializaram vários produtos. A produção foi desenvolvida pelos próprios estudantes  através de doações. O valor arrecadado com a feira será revestido para os próprios alunos em viagens culturais e lazer.

Entre as escolas municipais que participaram estavam Carmem Celina, Girlene Graçano, Valdir Pereira Araújo (Pro infância), Casa da Criança (creche do Planalto), Centro Municipal de Educação Araújo (Creche Andorinhas) e a Apae.  Nas escolas dos Distritos e povoados; o evento será realizado em cada educandário conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação. 

A educação estimuladora da cultura empreendedora aparece como opção para a formação de um empreendedor. As instituições de ensino são os agentes que favorecem essa ambiência para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação.

Para contribuir com este propósito, o Sebrae desenvolve o Programa de Educação Empreendedora 2022 na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, que prepara educadores das instituições de ensino formal na fundamentação e metodologia do programa com capacitações e outras ações de transbordamento que sejam capazes de estimular uma mudança de atitude do educando para uma nova realidade e assim preparar nossos jovens para um futuro mais empreendedor.

Premiação

Durante a realização o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Presidente Olegário (Consep), representado pelo presidente Gilvan Simões fez a entrega de premiação de um concurso de redação. O projeto foi desenvolvido com 180 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola M. Carmem Celina. 

O tema escolhido da redação foi “Drogas e Violência”, sendo coordenado pela área de Letras, contando com a colaboração de todos os professores de Língua Portuguesa. 

Foram premiados seis estudantes eles receberam bicicleta (1º), aparelho celular (2º); e do terceiro ao sexto lugar um quite Sicred. A agência bancária do Banco Sicred foi parceira do projeto.

Participaram da entrega da premiação prefeito sargento Rhenys Cambraia, presidente da Câmara Júnior Enfermeiro que representou demais vereadores, Nilda Borges secretária de Educação representando demais secretários, Marcos Geraldo Alves da Silva Gerente Regional Noroeste Sebrae Minas, representantes das policias Civil e Militar; direção da Escola M. Carmem celina e funcionários do Banco Sicred.

Alunos Premiados melhor redação tema: Drogas e Violência.

1º lugar: Eduarda Ribeiro Rodrigues
2º lugar: Rafaela Fernandes Resende
3º lugar: Camila Martins Caetano
4º lugar: Lavínia Pinheiro Silva
5º lugar: Pabline de Sousa Pereira
6º lugar: Nicolas San’Anta Barros e Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP