O  ex-prefeito de Presidente Olegário, Natal José Fernandes, 86 anos, foi um dos homenageados com a Comenda Antônio Secundino de São José, entregue, nesta sexta-feira (26), na programação da Fenamilho 2017. A Comenda é entregue pelo Governo de Minas.  O governador Fernando Pimentel (PT) não compareceu ao evento.
Ao todo 13 personalidades que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no estado receberam a Comenda.
Natal José Fernandes foi prefeito de Presidente Olegário por três mandatos. Na década de 70 Natal José Fernandes foi um dos responsáveis pela implantação do Programa Polo Centro que desbravou o Chapadão de São Pedro, Distrito de Ponte Firme, hoje um dos maiores produtores de grãos do Estado de Minas Gerais.
“Eu sou o primeiro conterrâneo de Antônio Secundino de São José a receber essa Comenda pra min e motivo de muito orgulho. A criação da colônia gaucha no Chapadão de São Pedro, faz com que Presidente Olegário seja respeitada na produção de grãos e é uma geração de renda para o municÃpioâ€, destacou o ex-prefeito Natal José Fernandes.
O nome do ex-prefeito Natal José Fernandes foi indicado pelo prefeito João Carlos Castilho ao Conselho Diretor da Comenda Antônio Secundino de São José criada em 1991. João Carlos Castilho e o presidente da Câmara Municipal de Presidente Olegário, Welson Braga e a esposa do homenageado Natal José Fernandes, Dona Joana Fernandes acompanharam ele na cerimônia de entrega da Comenda.
Condecoração
Antônio Secundino de São José nasceu na Fazenda da Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje municÃpio de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Estudou no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há mais de 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho hÃbrido no Brasil.