Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 10, no Fórum da Comarca de Presidente Olegário, o ex-prefeito e engenheiro civil; João Carlos Nogueira de Castilho, recebeu a medalha Desembargador Hélio Costa, uma das mais importantes honrarias do judiciário mineiro. O cerimonial foi realizado por Jorge Martins e presidido pelo juiz da Comarca Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto.
A medalha do mérito, instituída pela Resolução nº 296/1995, faz homenagem ao desembargador Hélio Costa por seu desempenho na magistratura, na qual exerceu os cargos de corregedor-geral de Justiça e presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A comenda se destina a agraciar pessoas que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local.
A honraria foi entregue ao ex-prefeito João Carlos Castilo pelo diretor do Fórum, juiz Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto, na presença representantes do Ministério Público, Delegacia da Polícia Civil, Prefeituras e Câmaras Municipais; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serventuários da justiça, amigos e familiares (a esposa Letícia Brandão de Castilho e o irmão Geraldo Nogueira de Castilho).
O juiz Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto durante a cerimônia destacou o trabalho de Joao Carlos Castilho, frente a Prefeitura de Presidente Olegário entre 2017 e 2020. ” O agraciado sempre foi voltado para o dialogo e a harmonia. Em 2018, na grave dos caminhoneiros onde não se passava nada se quer ambulâncias, caminhões de combustíveis, ele com diálogo entre os poderes constituídos e com os líderes da greve conseguiu a liberação”, disse o magistrado.
O promotor de Justiça Dr. Bruno Rossi parabenizou João Carlos Castilho pela Medalha Desembargador Hélio Costa dizendo que sua gestão foi técnica e que deixou um legado que será lembrado por muitos anos. “João Carlos Castilho não pensou no populismo”,disse o representante do Ministério Público.
Os prefeitos Rhenys Cambraia (Presidente Olegário) e Edson Sabino (Lagoa Grande) fizeram uso da palavra e parabenizaram João Carlos Castilho por receber uma das maiores honrarias do judiciário de Minas Gerais.
João Carlos Castilho agradeceu ao Poder Judiciário por ter concedido em tão pouco espaço de tempo a Medalha Desembargador Hélio Costa. Em seu pronunciamento agradeceu sua equipe de trabalho que boa tarde dela estava presente pelo empenho em sua administração. “Na minha gestão, além da greve dos caminhoneiros tivemos retenção dos impostos devidos ao município por parte do governador da época, fomos notificados pelo Tribunal de Contas, uma vez que Presidente Olegário não tinha atualizada seu plano diretor e conseguimos aumentar em até cinco vezes ou mais arrecadação, não se hoje ainda está assim”, disse o agraciado.
O agraciado também lembrou que seu mandato enfrentou a pandemia da Covid-19 e que ninguém sabia como agiar durante a doença. “Por decisões de instãncias superiores o enfentamento até ser menor, mas Presidente Olegário foi o município que menos fechou as portas dos comércios, ficamos no máximo uma semana”, destacou João Carlos Castilho.
A indicação de João Carlos Castilho foi feita por uma comissão constituída em conformidade com o que estabelece a Resolução nº 411/2003 do TJMG, presidida pela juíz de Direito, diretora do Foro, Dr.. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto, e composta pelo representante do Ministério Público, Dr. Bruno Rossi, pela OAB, Dr. Valdeir Roque, prefeito Municipal Rhenys Cambraia, e pelo vereador Branco Teodoro, representando a Câmara de Presidente Olegário.
Participaram da cerimônia além das autoridades e familiares citados acima, delegado da Polícia Civil Dr. Vinicius Volf Vaz, vereadores Pedro Osvando de Castro e Júnior da Saúde, o vice-prefeito Júlio Reis, secretários municipais Cesar Araújo (Planejamento), Guilherme Alves (Desenvolvimento Social) e Ronaldo Gustavo (Fazenda); e a primeira dama Eusilene Cambraia de Presidente Olegário, e o presidente da Câmara de Lagoa Grande João Paulo Tomé.