A luta contra a dengue é assunto levado a sério também dentro das escolas da rede estadual de ensino. Com essa preocupação, e visto que o estado se encontra em situação de emergência, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), elaborou um material educativo, com propostas de atividades a serem desenvolvidas pelas escolas.
O intuito é fortalecer as ações de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e a zika, doenças chamadas de arboviroses. As atividades propostas na cartilha têm como objetivo chamar a atenção dos estudantes, gerar interesse pelo tema e engajá-los em iniciativas de combate ao mosquito.
Dentre as ações propostas, a Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra confeccionou materiais na escola e aula de campo, com o objetivo de promover debate sobre a relação entre o meio ambiente e o acúmulo de lixo ocasionando a proliferação do mosquito. com dicas de como se proteger e identificar os principais sinais e sintomas da doença.
Os estudantes criaram ainda cartazes e panfletos, que foram colocados no mural da escola como forma de mobilização. A direção da escola, conta que o engajamento entre os estudantes é alto e, com isso, toda comunidade também começa a fazer parte.
Ainda dentro da orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a Escola Estadual Padre José André vai realizar uma palestra para os estudantes sobre o combate ao mosquito da dengue em parceria do Setor de Endemias da Prefeitura de Presidente Olegário.
Ações da Prefeitura de Presidente Olegário no combate ao mosquito dengue:
No dia 24 de novembro, foi realizado o “Dia D” de Combate ao Mosquito promovendo uma série de iniciativas para conscientizar a população sobre a eliminação de focos do Aedes aegypti.
Já nesta segunda-feira (26) foram realizadas ações por meio do Setor de Endemias em parceria com a Polícia Militar e Defesa Civil do município o bloqueio – fumacê – nos bairros: Santa Rita, Planalto e Saltador, com objetivo bloquear a transmissão do arbovirus (dengue, zika e chikungunya).
Números de casos de dengue no município de Presidente Olegário:
O Pohoje solicitou os dados atualizados no Setor de Endemias, mas até a publicação da reportagem não obteve resposta, caso seja enviado será atualizado neste espaço.
De acordo com ultima atualização divulgada até dia 23 de fevereiro, o município tinha 102 notificações, dais quais 47 o resultado foi negativo, 14 positivos e 41 pessoas aguardam o resultado do exame. Em todo ano de 2023 foram 221 notificações de casos de dengue, sendo 40 casos positivos e 181 negativos.
Qualquer denuncia de criadouro pode ser feita no telefone 34 3811 01 41 Setor de Endemias.
Veja como evitar focos do mosquito:
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Fotos: divulgação Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Olegário e Escola Estadual Padre José André.
Colaborou: Agência Minas.
Leia mais: