
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG ) e a Prefeitura de Presidente Olegário viabilizam a distribuição de sementes de feijão de alta qualidade para 151 agricultores familiares, do município. O material foi adquirido, em licitação, com recursos aprovados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados, repassados para a Emater-MG por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cada agricultor receberá um pacote com dez quilos de sementes do feijão tipo carioca.
A emenda destinada para os agricultores de Presidente Olegário é do deputado federal Zé Vítor que foi reeleito para o cargo e empossado nesta quarta-feira (1º), para o segundo mandato.
De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini, cada agricultor receberá um pacote com dez quilos de sementes do feijão tipo carioca. O plantio deve ocorrer de fevereiro até o início de março, o que permite a colheita em cerca de 90 dias, ou seja, em junho.
O diretor da Emater-MG afirma que, dependendo da qualidade do solo em que serão plantadas e dos cuidados de manejo da cultura, o rendimento pode ser de até 600 quilos de feijão por pacote de dez quilos de sementes. “Esse feijão pode ser utilizado para consumo das famílias produtoras e, com a venda do excedente, será possível aumentar a renda familiar. Outra opção é guardar parte do feijão produzido para plantio na terceira safra, na época das águas. Como são sementes de qualidade, de primeira geração, podem ser utilizadas por mais até duas safras”, informa Cláudio Bortolini.
Segundo o secretário de Agricultura e vice-prefeito Júlio Reis; as sementes serão entregues para associações de produtores rurais do município, onde será feita a distribuição com os associados. A entrega será feita assim que a Emater – MG – repassar sementes para a Prefeitura.
Colaboraram: Agência Minas, Emater – MG – e Juarez Martins.