Dia de Natal: foliões iniciam o giro para as festas de Folia de Reis marcadas para janeiro de 2023

O giro com visitas nas casas começa no Natal e vai até o Dia de Santos Reis.

A tradição da Folia de Reis, passada de pai para filho, canta as alegrias e a fé do povo no municí­pio de Presidente Olegário. Grupos se reúnem e visitam as casas para lembrar o momento em que os Três Reis Magos (Gaspar, Baltasar ou Belchior -ou Melchior-) encontraram e presentearam o menino Jesus.

Do dia 25 de dezembro, quando é celebrado o Natal, ao dia 5 de janeiro de 2023, dia de Santos Reis a rotina da Folia do Saltador, do capitão Zé Garcia, que existe há 68 anos. Clique aqui e veja parte da apresentação da Folia do Saltador às 00h de hoje na casa do Erislei.

Na região da Prata teve a saída da Folia São Vicente de Paulo, do capitão Hélio Antônio, a folia existe há pelo menos três anos. O almoço na Fazenda da Dalva marca o início do giro. 

Já no povoado de Andrequice, a Folia que leva o nome da localidade, dos capitães Gaspar Braga e Padre Preguinho, que existe há pelo menos 50 anos, começou o giro neste domingo (25) no Barração de Santos Reis e vai caminhar por 5 dias no povoado com a entrega na quinta-feira (29).

Outro folia que começou o giro neste domingo (25), foi a Folia Vicentina, que existe há 32 anos, do capitão Vinícius Nunes. O giro começou na Rua Nossa Senhora da Abadia na casa do Onésio Nunes de Santana. 

Na comunidade do Barreiro dos Veados, a saída foi na Igreja de Nossa Senhora da Abadia, o capitão da Folia do Barreiro é “Goiano”, ela existe há décadas na comunidade. Clique aqui e veja parte apresentação da Folia do Barreiro.

A maioria das mais de 30 folias do municí­pio de Presidente Olegário começam a rotina no Natal e vai até dia 5 janeiro de 2023, feriado municipal. As folias percorrerem as casas na cidade, em fazendas, sítios, chácaras para levar música e muita fé.

A data porém tem a tradição de realizar as tradicionais Festa de Reis no dia 5 de janeiro, ocasião que serão realizadas várias festas pelo município durante todo o dia.

A cidade e as comunidades rurais recebem a cantoria dos foliões. Ao som de violões, sanfonas, caixas e pandeiro, os integrantes da folia de reis pedem passagem e, de porta em porta, mantém viva a tradição, que foi herdada dos portugueses.

​​​​​​​Em 2011, a Estilo Nacional se mobilizou para trazer a público a Folia de Reis de Presidente Olegário, este município de grande território e poderosa produção agrícola viu desabrochar a manifestação de modo apoteótico, tanto no impressionante número de grupos de folias, quanto na dimensão dos festejos.

Já centenária na localidade, a manifestação se constrói a partir da narrativa do nascimento de Jesus e da visita dos três reis magos e revela-se como exuberante expressão de hospitalidade ao criar uma rede de visitação que abrange todo o território olegariense. Clique aqui e leia o Livro “FOLIA DE REIS EM PRESIDENTE OLEGÁRIO.

Colaboraram: Baltazar Pacheco, Branco Teodoro, Henrique Landim e Marluce do Barreiro. 

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP