O uso de máscara de proteção contra a Covid-19 tornou-se facultativo em ambientes abertos em todo o município de Presidente Olegário. A medida consta em um novo decreto publicado nesta quarta-feira (16), pela Prefeitura e já está em vigor. Segundo a norma, a utilização permanece obrigatória em ambientes fechados.
De acordo com o decreto fica mantido o uso obrigatório de máscara para pessoas assintomáticas, pacientes com comorbidades ( diabetes, cardíacos, doença renal crônica entre outras conforme constam no decreto) e profissionais da Saúde em ambiente do de trabalho.
Todas as medidas sobre o uso facultativo em ambientes abertos e obrigatório em ambientes fechados constam no decreto. Clique aqui e leia o Decreto assinado pelo prefeito sargento Rhenys Cambraia.
A recomendação é que a população mantenha medidas básicas de prevenção a Covid-19, como distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel, evitar locais com aglomerações, manter os ambientes bem arejados e ventilados. Medidas restritivas podem ser novamente adotadas caso o cenário epidemiológico piore.
A decisão, deliberada considerou o cenário epidemiológico:
*- queda na média diária de casos positivos da doença;
* – grande porcentagem da população com 18 anos ou mais e o crescente número de vacinados com a dose de reforço.
*- implementação da vacinação de crianças e adolescentes, incluindo o início da oferta da segunda dose.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (14), o município de Presidente Olegário, tem 2.155 casos confirmados de Covid, sendo que 2.111 pessoas estão curados, 8 pacientes estão isolamento domiciliar e 36 mortes devido a doença.
O município não tem casos suspeitos e não há pacientes internados devido a doença.